REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Comportamento do consumidor frente ao Selo de Identificação Geográfica e Selo Arte em Queijo Serrano

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dc.contributor.advisor Padilha, Rosiele Lappe
dc.contributor.author Tenedini, Vanessa
dc.date.accessioned 2025-08-14T16:22:37Z
dc.date.available 2025-08-14T16:22:37Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3840
dc.description.abstract O queijo Artesanal Serrano (QAS) é um produto tradicionalmente conhecido por seu sabor e sua história. Produzido nos Campos de Cima da Serra o QAS é elaborado a partir do leite cru de vacas sem aptidão leiteira alimentadas predominantemente a pasto e passa por um longo período de maturação, caracterizando-o como um queijo semigordo e de média umidade. Os objetivos do presente trabalho foram trazer um breve resumo das legislações federais e estaduais sobre o QAS, além de analisar o comportamento do consumidor quanto a compra de queijos com selos de Identificação Geográfica e Selo Arte e relacionar a presença dos Selos de Identificação Geográfica, Selo Arte e sem identificação sobre as emoções dos consumidores. Com base nas legislações existentes verificou-se que as mesmas oferecem um amparo tanto para produtores quanto para fiscais, estabelecendo parâmetros sanitários que garantem a inocuidade do produto, mas também respeitando as particularidades da fabricação do mesmo. Para analisar o comportamento do consumidor foram entrevistadas 342 pessoas por meio de um formulário eletrônico e o mesmo dividiu-se em 4 momentos. No primeiro momento buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos entrevistados, a maior parte dos entrevistados eram mulheres, com idade média de 34,5 anos, com ensino superior completo, com renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos, que consomem queijo várias vezes na semana, mas não todos os dias e que residem no interior do estado. No segundo momento buscou-se verificar a percepção do consumidor sobre aceitação, sustentabilidade e qualidade percebida, nesse tangente verificou-se que a aceitação e a percepção de sustentabilidade estão relacionadas com o formato do queijo, mas que a percepção sobre qualidade percebida, está relacionada à presença do Selo Arte seguida da presença do Selo de Denominação de Origem. No terceiro momento, buscou-se verificar quais emoções cada queijo evocava nos consumidores. Foram apresentados queijos artesanais redondos com Selo Arte, com Selo de Denominação de Origem e sem selo. Percebeu-se por meio da atribuição feita pelos entrevistados que a presença do Selo de Denominação de Origem e do Selo Arte evocaram apenas emoções positivas nos entrevistados. Já o queijo sem selo evocou apenas duas emoções positivas, algumas neutras e na maioria foram emoções negativas. No quarto e último momento os entrevistados deveriam escolher entre os 3 queijos apresentados anteriormente e após, responder duas perguntas objetivando construir um Mapa Hierárquico de Valores. Na escolha a maioria dos entrevistados escolheu o queijo com Selo de Denominação de Origem, seguido do Selo Arte e por último, o sem selo. Na construção do mapa percebeu-se que a escolha pelos queijos com selo dá-se, na maioria dos casos, pela busca pela segurança dos alimentos no momento da compra, onde o consumidor busca um produto inócuo, mas que valorize a produção e o território onde foi produzido.
dc.language.iso 250813s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Queijo Artesanal Serrano
dc.subject Selo Arte
dc.subject Satisfação do consumidor
dc.subject Legislação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Comportamento do consumidor frente ao Selo de Identificação Geográfica e Selo Arte em Queijo Serrano
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D664


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