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O queijo Artesanal Serrano (QAS) é um produto tradicionalmente conhecido por
seu sabor e sua história. Produzido nos Campos de Cima da Serra o QAS é
elaborado a partir do leite cru de vacas sem aptidão leiteira alimentadas
predominantemente a pasto e passa por um longo período de maturação,
caracterizando-o como um queijo semigordo e de média umidade. Os objetivos
do presente trabalho foram trazer um breve resumo das legislações federais e
estaduais sobre o QAS, além de analisar o comportamento do consumidor
quanto a compra de queijos com selos de Identificação Geográfica e Selo Arte e
relacionar a presença dos Selos de Identificação Geográfica, Selo Arte e sem
identificação sobre as emoções dos consumidores. Com base nas legislações
existentes verificou-se que as mesmas oferecem um amparo tanto para
produtores quanto para fiscais, estabelecendo parâmetros sanitários que
garantem a inocuidade do produto, mas também respeitando as particularidades
da fabricação do mesmo. Para analisar o comportamento do consumidor foram
entrevistadas 342 pessoas por meio de um formulário eletrônico e o mesmo
dividiu-se em 4 momentos. No primeiro momento buscou-se identificar o perfil
sociodemográfico dos entrevistados, a maior parte dos entrevistados eram
mulheres, com idade média de 34,5 anos, com ensino superior completo, com
renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos, que consomem queijo várias
vezes na semana, mas não todos os dias e que residem no interior do estado.
No segundo momento buscou-se verificar a percepção do consumidor sobre
aceitação, sustentabilidade e qualidade percebida, nesse tangente verificou-se
que a aceitação e a percepção de sustentabilidade estão relacionadas com o
formato do queijo, mas que a percepção sobre qualidade percebida, está
relacionada à presença do Selo Arte seguida da presença do Selo de
Denominação de Origem. No terceiro momento, buscou-se verificar quais
emoções cada queijo evocava nos consumidores. Foram apresentados queijos
artesanais redondos com Selo Arte, com Selo de Denominação de Origem e sem
selo. Percebeu-se por meio da atribuição feita pelos entrevistados que a
presença do Selo de Denominação de Origem e do Selo Arte evocaram apenas
emoções positivas nos entrevistados. Já o queijo sem selo evocou apenas duas
emoções positivas, algumas neutras e na maioria foram emoções negativas. No
quarto e último momento os entrevistados deveriam escolher entre os 3 queijos
apresentados anteriormente e após, responder duas perguntas objetivando
construir um Mapa Hierárquico de Valores. Na escolha a maioria dos
entrevistados escolheu o queijo com Selo de Denominação de Origem, seguido
do Selo Arte e por último, o sem selo. Na construção do mapa percebeu-se que
a escolha pelos queijos com selo dá-se, na maioria dos casos, pela busca pela
segurança dos alimentos no momento da compra, onde o consumidor busca um
produto inócuo, mas que valorize a produção e o território onde foi produzido. |
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