| dc.contributor.advisor | Magliorini, Marcelo Vieira | |
| dc.contributor.author | Silva, Eduardo Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-15T18:54:39Z | |
| dc.date.available | 2025-08-15T18:54:39Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3841 | |
| dc.description.abstract | O aplicativo "Quimicando" foi criado como um produto educacional para inovar o ensino de Química, com foco em tornar os conceitos de eletronegatividade e efeito indutivo mais compreensíveis e engajadores para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os conceitos de eletronegatividade e efeito indutivo, que são a base para o entendimento de ligações químicas e propriedades moleculares, são frequentemente apresentados de forma abstrata e desconectada da prática, o que dificulta a compreensão dos alunos. A abordagem tradicional, focada apenas na teoria, não consegue contextualizar esses conceitos com o cotidiano dos estudantes. O aplicativo foi desenvolvido para enfrentar esse problema, propondo estratégias pedagógicas que integram atividades experimentais e tecnologias para proporcionar uma aprendizagem mais significativa e envolvente. A pesquisa partiu da necessidade de superar a dificuldade dos docentes em combinar atividades experimentais e tecnológicas com o ensino desses conceitos complexos. | |
| dc.language.iso | 250812s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produto educacional - Aplicativo | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Aplicativo de química | |
| dc.title | Quimicando: um novo jeito de aprender química | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | PE54:37 |