| dc.contributor.advisor | Garcia, Elisete Enir Bernardi | |
| dc.contributor.author | Silveira, Ismael Elenito | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-27T16:36:07Z | |
| dc.date.available | 2025-08-27T16:36:07Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3854 | |
| dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade oportunizada a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou não concluíram a escolarização da Educação Básica na “idade considerada adequada” pela legislação. Esta pesquisa objetivou estudar como os Conselhos Municipais de Educação – CMEs do Litoral Norte do RS atuam na construção das políticas educacionais de Educação de Jovens e Adultos – EJA, nas redes municipais de ensino, a fim de investigar as contribuições dos Conselhos para a garantia do direito à Educação de Jovens e Adultos – EJA no que tange ao Ensino Fundamental. Para tanto, se fez necessário realizar um mapeamento dos CMEs do Litoral Norte, assim como da oferta de EJA nos municípios pertencentes a esta região, além de identificar os Conselhos Municipais de Educação que normatizam a Educação de Jovens e Adultos em seu Sistema Municipal de Ensino e analisar as normativas criadas por esses Conselhos. Para desenvolver a pesquisa, foi escolhida a dimensão qualitativa com os recursos de coleta de dados de questionários e entrevistas. Para análise de dados, foram utilizados o Ciclo de Políticas, com base nos estudos de Mainardes (2006). Como principais resultados, a pesquisa indica, a partir dos dados e das vozes dos interlocutores dos CMEs, que a EJA é uma política pública importante, mas que nem sempre a regulamentação dela segue sua importância. Uma das justificativas levantadas pela pesquisa para a questão das dificuldades apresentadas pelos interlocutores com relação à criação de normativas para EJA baseia-se nas ausências de formação específica para se compreender e atuar como Conselheiro de CMEs. Desta forma, fica evidenciada a necessidade de formação específica. Assim, a pesquisa demonstra como a atuação dos Conselheiros Municipais de Educação pode contribuir para a importância da modalidade EJA e o lugar dela no sistema educacional de ensino, garantindo a permanência da Educação de Jovens e Adultos em seus Sistemas Municipais de Ensino. Além do texto da Dissertação, como retorno da pesquisa à comunidade, a pesquisa apresenta como produto educacional um texto subsídio, no formato de um ebook, que busca auxiliar os CMEs na produção dos textos normativos do Conselho Municipal de Educação para a modalidade EJA. | |
| dc.language.iso | 230518s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Politícas públicas | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | |
| dc.subject | Conselhos Municipais de Educação | |
| dc.title | O papel dos Conselhos Municipais de Educação na construção das políticas educacionais de Educação de Jovens e Adultos nas redes municipais do litoral norte do Rio Grande do Sul | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D374.7 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Orientações sobre a formação de Conselheiros Municipais de Educação – Litoral Norte, referente a normatizações para Educação de Jovens e Adultos – EJA nos Sistemas Municipais de Ensino" de autoria de Ismael Elenito Silveira. |