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A pesquisa apresentada integra literatura infantil, artes e lutas sociais, visando influenciar a educação antirracista e antissexista. Trata-se de um estudo documental, fundamentado no método cartográfico (Gilles Deleuze; Félix Guattari, 2011) e inspirado em bricolagens e fabulações (Paola Zordan, 2020) e metodologias feministas (Martha Narvaz, 2009). A análise se baseia nas investigações de Michel Foucault (1966, 1979) sobre práticas discursivas e investiga o mercado editorial de literatura infantil brasileira entre 2003 e 2022, focando em obras com protagonistas meninas negras. A partir do inventário formado, foi feita uma seleção de obras que abordam a estética das meninas negras, como cabelo e cor da pele. Quatro textos e suas imagens foram analisados, questionando quais pedagogias e modos de existência são apresentados. Foram utilizados materiais artísticos, incluindo poemas, contos, músicas, imagens e performances, que resultaram no produto educacional "Literando Africanidades e Tenda Afroliterária com Protagonismo de Meninas Negras". Este material está disponibilizado em um canal no YouTube, com o intuito de promover práticas pedagógicas antirracistas e antissexistas na Educação Básica. No inventário, foram catalogadas 123 obras de literatura infantil que discorrem sobre cabelo e cor da pele, abordando tanto estereótipos discriminatórios quanto a valorização das identidades meninas, destacando a estética negra como uma marca identitária significativa. |
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