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A presente pesquisa tem como foco principal problematizar e refletir sobre as vivências da atuação do orientador educacional no desenvolvimento do seu trabalho, buscando como questão central compreender: qual o papel da reflexão crítica e sua implicação na atuação do orientador educacional? Objetiva-se compreender as contribuições da reflexão crítica no desenvolvimento da prática reflexiva do orientador educacional, assim como estudar as principais contribuições teóricas referentes ao conceito de prática reflexiva dos profissionais da educação, refletindo o papel no contexto histórico em que surge o orientador educacional, reforçando assim a prática reflexiva na condução da práxis do orientador educacional, promovendo espaços de reflexão crítica sobre o pensar e o fazer do orientador educacional. Como embasamento teórico crítico partiu-se das contribuições de Paulo Freire, Grinspun, Donald Schön, Selma Garrido Pimenta, John Dewey, Zeichner, entre outros. No caminhar da pesquisa, utilizam-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa crítica e, como procedimentos de pesquisa, a observação participante, a entrevista com professores e gestores da rede municipal e os círculos de cultura com os orientadores educacionais. Como modo de registro desta pesquisa, utilizou-se um diário de campo que acompanhou a pesquisadora em suas composições e se constitui como um importante espaço de expressão. Como principais resultados destaca-se que, para que se tenha uma orientação educacional promotora de espaços dialógicos, este profissional precisa ser ouvido, necessita compartilhar as suas vivências, buscando um novo olhar para os velhos conflitos, na tentativa de encontrar soluções humanizadas que permitam entrar em contato com a nossa condição humana. O diálogo e a prática mediadora marcam presença no dia a dia da orientação educacional, sendo assim, indispensável se proporcionar espaços de reflexão crítica sobre a prática desses profissionais. |
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