REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Interação família e escola na produção de experiências e vivências em uma turma de educação infantil de crianças bem pequenas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Flores, Luzimar Diniz
dc.date.accessioned 2025-09-16T16:23:33Z
dc.date.available 2025-09-16T16:23:33Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3882
dc.description.abstract O presente estudo apresenta como temática a interação família e escola na educação infantil. A pesquisa traz como problema: Como as famílias, de uma turma de crianças bem pequenas, compreendem a interação família e escola? A fim de dar resposta a esse questionamento traçou-se os seguintes objetivos, sendo o geral: Discutir com as famílias, de uma turma de crianças bem pequenas, os desafios e obstáculos na interação família e escola. Já os objetivos específicos foram definidos de uma forma que estimule essas famílias ao convívio no contexto educacional, são eles: compreender a percepção das famílias acerca da interação família e escola; refletir com professores e equipe diretiva sobre a relação família e escola; promover encontros para diálogos e reflexões afim de estreitar os vínculos entre as famílias e a escola. O autor Freire (2015) sustentou a escolha dos círculos de cultura nos encontros com as famílias. Os autores Nogueira (1988), Polônia e Dessen, (2005) dialogaram com as relações que se dão no cotidiano escolar e o Brasil (2017), para compreensão da infância – crianças bem pequenas. Com relação aos processos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritiva de tipo de pesquisa de campo (Gil, 1999), desenvolvida com as famílias de uma determinada turma de crianças bem pequenas, gestores e professores de uma escola de Educação infantil, em um pequeno município ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O questionário compôs o instrumento realizado com a equipe gestora e professores, além do diário de campo que serviram para os registros dos círculos de cultura (Freire,2015). Após encerrar a produção dos dados e suas análises, emergiram dois temas geradores: Participação da família na escola; Família e escola: Diálogo, escuta e respeito. Para a materialização da pesquisa foi elaborado uma cartilha informativa em forma de quebra-cabeças como produto educacional. O produto foi enviado a todas as famílias da escola e disponibilizados para a Secretaria de Educação do Município. O produto tem a intenção de informar sobre a importância da participação, bem como, estimular as escolas a proporcionarem encontros. Já para as famílias, que se sintam seguras e instigadas a participarem desses encontros.
dc.language.iso 250915s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Família
dc.subject Escola
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Interação família e escola na produção de experiências e vivências em uma turma de educação infantil de crianças bem pequenas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D373.2
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Escola e família unidas por um futuro mais humano" de autoria de Amábili Luzimar Diniz Flores.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples