| dc.description.abstract |
O presente estudo apresenta como temática a interação família e escola na educação infantil. A pesquisa traz como problema: Como as famílias, de uma turma de crianças bem pequenas, compreendem a interação família e escola? A fim de dar resposta a esse questionamento traçou-se os seguintes objetivos, sendo o geral: Discutir com as famílias, de uma turma de crianças bem pequenas, os desafios e obstáculos na interação família e escola. Já os objetivos específicos foram definidos de uma forma que estimule essas famílias ao convívio no contexto educacional, são eles: compreender a percepção das famílias acerca da interação família e escola; refletir com professores e equipe diretiva sobre a relação família e escola; promover encontros para diálogos e reflexões afim de estreitar os vínculos entre as famílias e a escola. O autor Freire (2015) sustentou a escolha dos círculos de cultura nos encontros com as famílias. Os autores Nogueira (1988), Polônia e Dessen, (2005) dialogaram com as relações que se dão no cotidiano escolar e o Brasil (2017), para compreensão da infância – crianças bem pequenas. Com relação aos processos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritiva de tipo de pesquisa de campo (Gil, 1999), desenvolvida com as famílias de uma determinada turma de crianças bem pequenas, gestores e professores de uma escola de Educação infantil, em um pequeno município ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O questionário compôs o instrumento realizado com a equipe gestora e professores, além do diário de campo que serviram para os registros dos círculos de cultura (Freire,2015). Após encerrar a produção dos dados e suas análises, emergiram dois temas geradores: Participação da família na escola; Família e escola: Diálogo, escuta e respeito. Para a materialização da pesquisa foi elaborado uma cartilha informativa em forma de quebra-cabeças como produto educacional. O produto foi enviado a todas as famílias da escola e disponibilizados para a Secretaria de Educação do Município. O produto tem a intenção de informar sobre a importância da participação, bem como, estimular as escolas a proporcionarem encontros. Já para as famílias, que se sintam seguras e instigadas a participarem desses encontros. |
|