REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

NAP: lugar de aprender: O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) pelo olhar sensível das crianças e adolescentes

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dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.advisor Lemos, Sandra Monteiro
dc.contributor.author Souza, Xenia Letícia Aguiar de
dc.date.accessioned 2025-10-14T16:12:15Z
dc.date.available 2025-10-14T16:12:15Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3911
dc.description.abstract Esta delicada construção (de muitas parcerias) aconteceu enlaçada a um propósito de pesquisa, tendo como título “A artesania e a autoria no apoio à inclusão escolar” . Propôs-se constituir espaços/vivências dos estudantes atendidos no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), na possibilidade de compreender os significados mobilizados na relação de aprendizagem criada com o outro nos processos de inclusão. Este movimento foi possível diante da colaboração entre diferentes pessoas que, de alguma maneira, vivenciam este lugar, nesta Rede Municipal de Ensino/NH (as crianças e adolescentes, as pessoas da comunidade, os profissionais do NAP, a SMED e as professoras orientadoras da pesquisa - UERGS). Neste exercício, não houve a intenção de explicar/definir o que é este lugar (assim, não é um recurso explicativo), mas de provocar através das possibilidades de leituras, o aguçamento dos sentidos e da dúvida: o que se pode construir/sentir/descobrir através da “artesania” quando pessoas diferentes se encontram? “Aprendizagem artesanal” não se caracteriza pelos processos de “dar forma” , mas possibilitar relações de troca que venham beneficiar cada um dos envolvidos, em parceria; nos questiona sobre processos homogeneizantes, propondo maior “delicadeza” nas ações de uns com os outros; pois "[...] a lógica da experiência produz diferença, heterogeneidade e pluralidade. [...] a experiência não é o caminho até um objetivo previsto, até uma meta que se conhece de antemão, mas é uma abertura para o desconhecido, para o que não se pode antecipar nem pré-ver nem pré-dizer” (Larrosa Bondía, 2002, p. 28). Os “ditos” destas pessoas neste registro, dançam/circulam pelos espaços das fotografias com a transparência e a sensibilidade que perpassam em suas vozes; não delimitam ou dão contornos ao contexto físico, mas são vozes que ecoam por todos os espaços, instigando escutas e acolhimentos; sem a necessidade de se fazer qualquer juízo, mas convidando, talvez às possibilidades de afeto. Que este registro nos provoque a agir em parcerias, de maneira receptiva (dentro e fora das instituições), buscando, como declara a estudante Alessandra...
dc.language.iso 251013s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.publisher Uergs; SMED NH
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Aprendizagem significativa
dc.subject Inclusão - Educação
dc.subject Crianças e adolescentes
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Atendimento educacional especializado
dc.subject Contextos psicopedagógicos
dc.title NAP: lugar de aprender: O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) pelo olhar sensível das crianças e adolescentes
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE37.015.3


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