| dc.contributor.advisor | Santaiana, Rochele da Silva | |
| dc.contributor.author | Vieira, Eduarda Rosa | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T13:06:39Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3916 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação tem o objetivo compreender como o Governamento do Cuidado se dá nas práticas e planejamento das ações pedagógicas no processo educativo das crianças (0 a 3 anos). O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o Governamento do Cuidado se dá nas práticas e planejamento das ações pedagógicas no processo educativo das crianças, tendo como instrumento para coleta e análise dos dados a roda de conversa com as Professoras que conduzem esse trabalho. Justifica-se o estudo pela importância de discutir as práticas de cuidar e educar como indissociáveis no cotidiano da Educação Infantil, mobilizando sujeitos e saberes específicos que se atravessam como acontecimentos na vida de quem compõe a comunidade educativa. O referencial teórico metodológico desse estudo está sendo direcionado ao campo das pesquisas pós-críticas como Meyer e Paraíso (2012), que se articula ao pensamento do filósofo Michel Foucault e outros autores que operam a partir de conceitos como Governamento, Subjetivação e Biopolítica. As análises demonstram que nos documentos curriculares, assim como nos discursos das Professoras participantes da roda de conversa, se evidenciam que se atravessam no cotidiano práticas de cuidado que subjetivam e governam os sujeitos que atuam nesse espaço, principalmente em momentos que compõem a rotina, tais como: alimentação, higienização e descanso, mas pouco são pensados enquanto prática educativa nos planejamentos pedagógicos solicitados e encaminhados à equipe gestora da escola ou secretaria de educação. Para isso, as produções de dados estão descritas no capítulo denominado O Governamento do cuidado está subdividido em três sessões, denominadas como: Creche: o lugar de quem cuida; Professoras que trocam fraldas; Uma rotina composta por regras. Além disso, o capítulo Biopolítica: códigos alfanuméricos que regulamentam a vida no cotidiano, também se dá a partir das análises de dados. A fim de compartilhar essa experiência com a comunidade educativa, o Produto Educacional desta dissertação é um programa na rádio comunitária da cidade denominado “Educação Infantil: cuidados da aprendizagem” com gravações disponíveis para o acesso, daqueles que se interessam pelo assunto. | |
| dc.language.iso | 251023s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Governamentalidade | |
| dc.title | O governamento do cuidado: práticas de subjetivação na escola de educação infantil | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D372.3 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional educação infantil: cuidados da aprendizagem" de autoria de Eduarda Rosa Vieira. |