REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pense em blocos: pensamento computacional e aprendizagem baseada em projetos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Struecker, Sheila Marciani Geraldo
dc.date.accessioned 2025-11-26T13:58:32Z
dc.date.available 2025-11-26T13:58:32Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.isbn 978-65-5329-021-1
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3952
dc.description.abstract O projeto Pense em Blocos foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em Docência para STEM do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Ele é resultado da dissertação de mestrado intitulada "Desenvolvendo o Pensamento Computacional através do APP Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetos" , da mestranda Sheila Marcianie Geraldo Struecker, orientada pela Professora Dra. Fabricia Damando Santos. O nome Pense em Blocos representa os pilares do Pensamento Computacional: Decomposição, Abstração, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo. Segundo Wing (2006), o Pensamento Computacional é o processo de reconhecer aspectos da computação no mundo que nos rodeia e aplicar ferramentas e técnicas para entender e raciocinar sobre sistemas e processos naturais, sociais e artificiais. Pensar em blocos significa que os problemas podem ser divididos em etapas menores para que seja mais fácil reconhecer padrões, abstrair informações e construir soluções mais eficientes. Além do Pensamento Computacional, o ebook abordará o uso da plataforma MIT APP Inventor para a programação de aplicativos utilizando uma linguagem de programação em blocos. Para que as propostas oportunizem mais significado e resolvam problemas reais, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos. O material utilizado como guia foi inspirado em Buck Institute for education (2008). O último capítulo destina-se à apresentação dos aplicativos desenvolvidos pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Educar-se durante a aplicação do Produto Educacional da mestranda. Os temas geradores dos aplicativos foram baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
dc.language.iso 251125s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject ODS
dc.subject Pensamento computacional
dc.title Pense em blocos: pensamento computacional e aprendizagem baseada em projetos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE37
dc.description.additionalinformation Este material é o Produto Educacional da dissertação "Pense em blocos: desenvolvendo o pensamento computacional através do MIT App Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetoss" de autoria de Sheila Marciani Geraldo Struecker.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples