| dc.contributor.advisor | Santos, Fabrícia Damando | |
| dc.contributor.author | Struecker, Sheila Marciani Geraldo | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T13:58:32Z | |
| dc.date.available | 2025-11-26T13:58:32Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5329-021-1 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3952 | |
| dc.description.abstract | O projeto Pense em Blocos foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em Docência para STEM do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Ele é resultado da dissertação de mestrado intitulada "Desenvolvendo o Pensamento Computacional através do APP Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetos" , da mestranda Sheila Marcianie Geraldo Struecker, orientada pela Professora Dra. Fabricia Damando Santos. O nome Pense em Blocos representa os pilares do Pensamento Computacional: Decomposição, Abstração, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo. Segundo Wing (2006), o Pensamento Computacional é o processo de reconhecer aspectos da computação no mundo que nos rodeia e aplicar ferramentas e técnicas para entender e raciocinar sobre sistemas e processos naturais, sociais e artificiais. Pensar em blocos significa que os problemas podem ser divididos em etapas menores para que seja mais fácil reconhecer padrões, abstrair informações e construir soluções mais eficientes. Além do Pensamento Computacional, o ebook abordará o uso da plataforma MIT APP Inventor para a programação de aplicativos utilizando uma linguagem de programação em blocos. Para que as propostas oportunizem mais significado e resolvam problemas reais, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos. O material utilizado como guia foi inspirado em Buck Institute for education (2008). O último capítulo destina-se à apresentação dos aplicativos desenvolvidos pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Educar-se durante a aplicação do Produto Educacional da mestranda. Os temas geradores dos aplicativos foram baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. | |
| dc.language.iso | 251125s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | ODS | |
| dc.subject | Pensamento computacional | |
| dc.title | Pense em blocos: pensamento computacional e aprendizagem baseada em projetos | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | PE37 | |
| dc.description.additionalinformation | Este material é o Produto Educacional da dissertação "Pense em blocos: desenvolvendo o pensamento computacional através do MIT App Inventor e a Aprendizagem Baseada em Projetoss" de autoria de Sheila Marciani Geraldo Struecker. |