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O presente trabalho avalia a influência dos elementos gráficos, cores e selos dos rótulos
na experiência sensorial e emoções dos consumidores de Queijo Colonial Artesanal.
Nessa pesquisa, foi realizada uma reunião inicial com um grupo focal através de
plataforma do Google Meet para determinação dos elementos, cores e selos que seriam
utilizados. Após, foi realizada uma análise sensorial com oito tipos diferentes de rótulos
de queijos de um mesmo lote com 100 consumidores, randomizados durante a
amostragem. Conforme os resultados do grupo focal, as cores sugeridas para os rótulos
foram o verde e o bordô, e os elementos foram a vaca, fazenda, pasto, assim como a
presença ou ausência do Selo Queijo Artesanal. Não foi observada diferença
significativa para o sabor do queijo colonial artesanal entre as amostras. Para a
cremosidade e aceitação do produto, foi possível observar que quando a vaca e pasto
estavam presentes no rótulo de cor verde, houve resultados positivos em relação à
aceitação. Para a análise de emoções, houve uma maior presença de emoções positivas,
como “feliz”, “satisfeito” e “entusiasmado” para aceitação do produto. Em
contrapartida, emoções como “calmo” e “tranquilo” foram relacionadas a uma menor
aceitação do produto. Estes resultados evidenciam uma maior aceitação pelos
consumidores de rótulos de queijo na cor verde, com Selo Queijo Artesanal e pasto, o
que traz um direcionamento para laticínios no momento da elaboração de seus rótulos,
além de trazer um enriquecimento para a literatura existente sobre rotulagem de queijos. |
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