O presente trabalho TDAH: uma análise sobre a importância do acompanhamento familiar e escolar para o processo de desenvolvimento das potencialidades do sujeito, teve por objetivo analisar como se dá o acompanhamento familiar e escolar de sujeitos com TDAH em seu desenvolvimento. Metodologicamente o estudo teve uma perspectiva qualitativa e como método adotamos o estudo de caso. Elegemos como instrumento o questionário aberto. Após a análise dos dados coletados se evidenciou que, aliado ao TDAH, podem ser observados outros problemas psicológicos, descontrole emocional, uso de drogas e substâncias ilícitas, dentre outros. Além disso, o Estudo de Caso possibilitou a compreensão de que a construção de um diagnóstico precoce, realizado ainda na fase da infância, é um fator primordial para o acompanhamento com equipes multiprofissionais e possíveis tratamentos com medicamentos. Portanto, família e escola devem estar atentas a esses sintomas para poderem encaminhar ao profissional da área médica e desenvolverem um trabalho em parceria a fim de minimizar as consequências que esse transtorno pode causar na vida das pessoas desde muito cedo.