Este trabalho intitulado "Análise dos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas estaduais do município de Cruz Alta - RS" é resultado de uma pesquisa documental que objetivou investigar se os PPPsdas referidas escolas seguem os princípios norteadores do PPP defendidos por Veiga (2013). Para a análise dos PPPs, optou-se pela abordagem descritiva qualitativa, uma vez que se pretendeu verificar se os documentos das escolas estavam de acordo com a legislação pertinente. Além disso, também serviram de suporte para fundamentar o estudo a Constituição Federal de 1988. Para delimitar e fazer um recorte na análise dos documentos, definiu-se como basiladores os cinco princípios norteadores de Veiga (2013), que estão fundamentados na LDBEN/96. Diante das análises e discussões, ficou constatado, através da filosofia das escolas e dos seus objetivos, que os princípios que regem os PPPs das duas escolas são satisfatórios frente aos cinco princípios norteadores de Veiga (2013). Portanto, pôde-se concluir que a pesquisa atingiu seus objetivos propostos, gerando novas expectativas de estudos, entendendo-se também que existem arestas a serem desbastadas, mas a construção para a aprendizagem dos saberes está sendo realizada através das ações político-pedagógicas das escolas.