Resumo:
O presente documento contempla dados acerca da investigação intitulada ―Percepções da Teoria da Aprendizagem Significativa na Educação Infantil a partir de Documentos Oficiais‖. A escolha da temática justificou-se pela necessidade de problematizar o conceito de ―aprendizagem‖ expresso nos documentos atuais que norteiam a educação brasileira. Como objetivo geral, o trabalho procurou analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), ambos de 2018, verificando os fragmentos que esses documentos possuem sobre as concepções de aprendizagem significativa. Tal estudo buscou, também, a partir de teóricos como David Paul Ausubel, Antônio Moreira, entre outros autores, compreender como ocorre a aprendizagem significativa, bem como qual é o papel do educador e do educando para que essa aprendizagem ocorra de forma satisfatória e prazerosa. Devido à pandemia de Covid-19, a metodologia escolhida para a realização deste estudo foi a pesquisa documental, de viés qualitativo, tendo como material de análise os dois Documentos oficiais já anunciados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma ficha contendo informações e excertos sobre os referidos documentos. Posteriormente, a partir dos exercícios analíticos, foi possível perceber algumas recorrências que possibilitaram a organização em (4) quatro categorias analíticas, assim elencadas: ―Aprendizagem como meta principal‖, ―Recomendações para os professores‖, ―A avaliação como estratégia a ser pensada‖ e, ―O brincar como pressuposto fundamental‖. Após as análises, constatou-se que, tanto a Base Nacional Comum Curricular como o Referencial Curricular Gaúcho, trouxeram muitos subsídios acerca da atuação dos professores e descreveram inúmeras recomendações a eles. Notou-se, ainda, que nos Documentos o brincar é considerado essencial para a construção do conhecimento na Educação Infantil, entre outras situações abordadas neste estudo. Por fim, compreendeu-se que ambos Documentos servem para nortear a construção do currículo nas escolas, pois oferecem subsídios para a atuação do docente, visando garantir o direito à aprendizagem e desenvolvimento integral dos educandos.