O presente trabalho buscou ao longo de seus tópicos ressaltar a ludicidade na rotina educativa da criança da Educação Infantil. O objetivo do estudo foi verificar a ludicidade como fator relevante para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. O referencial teórico teve por base os seguintes autores: Piaget (1973,1991, 2011), Vygotsky (1989,1998), Friedmann (2006, 2012), Weiss (1997), Becker (2010), Freitas (2013), Santos (2007), Garcia (2010) e outros. Metodologicamente, o processo investigativo se deu através da pesquisa bibliográfica e documental, procurando gerar leituras e conhecimentos para a execução da pesquisa. Como resultado do estudo pode-se constatar que os procedimentos lúdicos têm colaborado cada vez mais para o desenvolvimento das crianças, assim como apresentado aos docentes uma nova estratégia de ensino. Dessa forma, o estudo apontou que por meio dos processos e procedimentos aplicados nas atividades lúdicas, o rendimento das crianças torna-se mais eficiente, algo que consolida a relevância de sua aplicação junto ao ambiente escolar.