Diante dos diversos cenários e da alta concorrência que as empresas possuem no mercado hoje, elas precisam estar sempre atentas ao cliente, proporcionando inúmeras maneiras de obter vantagem e atração dos mesmos: a concessão de crédito foi uma delas. Assim como surgiu o crédito, veio com ele a necessidade de uma política de cobrança eficaz e adequada para o controle, para não ocasionar inadimplência. Este trabalho apresenta uma análise da inadimplência nos anos de 2017, 2018 e 2019 em uma indústria local, comparando a inadimplência encontrada no mesmo setor a nível regional e nacional, especificando os dados obtidos em forma de tabela e gráfico. A pesquisa é baseada em um estudo de caso quantitativo e in loco. Ao analisar os resultados é possível notar que o índice de inadimplência da empresa cresceu ao decorrer dos anos, elevando também as vendas. A nível regional e nacional o setor apresenta uma inadimplência considerável baixa. A partir destes resultados pode-se concluir que a empresa possui um índice elevado de inadimplência em comparação com o setor regional e nacional, sendo necessária a adoção de algumas ações para minimizá-la ou erradica-la, melhorando o sistema de contas a receber, e optar por fazer um cadastro minucioso com consulta às plataformas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) antes da realização de vendas a prazo e concessão de crédito.