Este trabalho temcomo objetivo investigar as percepções das professoras sobre a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, compreendendo as implicações do
documento às práticas docentes. A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores da
Educação Infantil e do Currículo, bem como em trabalhos sobre a BNCC na primeira etapa
educacional. No âmbito legal, embasou-se nas políticas e documentos que normatizam a
Educação Infantil brasileira. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de
caso, tendo como instrumento um questionário construído no Google Forms e preenchido por
quatro professoras de uma escola de educação infantil do litoral norte gaúcho. A análise dos
dados está organizada em dois eixos. O primeiro, versa sobre as percepções das professoras em
relação à BNCC e aponta que as docentes tiveram uma percepção positiva do documento e
puderam ressignificar suas didáticas e docência na Educação Infantil. O segundo eixo discute
as implicações da BNCC nas práticas pedagógicas, indicando os direitos de aprendizagem, o
cotidiano e a experiência das crianças como elementos centrais da docência. Os resultados
evidenciam que uma apropriação coletiva, contextual e reflexiva da BNCC possibilita a
ampliação e qualificação do trabalho docente com bebês e crianças pequenas.