| dc.contributor.advisor | Falavigna, Gládis | |
| dc.contributor.advisor | Costa, Luciano Andreatta Carvalho da | |
| dc.contributor.author | Lopes, Michele Moscardini de Farias | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-11T18:04:58Z | |
| dc.date.available | 2022-02-11T18:04:58Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2051 | |
| dc.description.abstract | A presente Dissertação apresenta um estudo realizado sobre um trabalho interdisciplinar no nível de 5° ano, a fim de trabalhar noções de múltiplos por meio de uma obra literária (produto educacional), criada pela pesquisadora. O objetivo geral da pesquisa é analisar a utilização de uma obra literária no formato de livro físico e e-book, com foco no ensino de múltiplos, por meio de uma sequência didática voltada à alunos do ensino fundamental. Com isso, buscou-se agregar novas ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, tornando as práticas mais atrativas e envolventes. Foi confeccionado um livro e utilizado juntamente com uma sequência de atividades que fazem a interpretação matemática da obra literária. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas, grupo focal, sequência de atividades com metodologia experimental, tendo um grupo experimental e outro grupo controle. No marco teórico, na dimensão epistemológica foi utilizado Ausubel com a aprendizagem significativa e Vygotsky com a mediação. Os resultados comprovaram que o livro criado e utilizado mostrou resultados positivos, pois promoveu o envolvimento dos discentes, participação contínua, serviu como material concreto na construção de conceitos matemáticos, principalmente os múltiplos, mesmo no ensino remoto emergencial, bem como a aprendizagem de forma integrada e divertida. | |
| dc.language.iso | 220208s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Pandemia | |
| dc.subject | Múltiplos | |
| dc.subject | Educação matemática | |
| dc.subject | Ensino integrado | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | A literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5° ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, em uma escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional originado da dissertação intitulada : a literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5º ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, numa escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil: o coelho mutante Wilbor" de autoria de Michele Moscardini de Farias Lopes. |