REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5° ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, em uma escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.advisor Falavigna, Gládis
dc.contributor.author Lopes, Michele Moscardini de Farias
dc.date.accessioned 2022-02-11T18:04:58Z
dc.date.available 2022-02-11T18:04:58Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2051
dc.description.abstract A presente Dissertação apresenta um estudo realizado sobre um trabalho interdisciplinar no nível de 5° ano, a fim de trabalhar noções de múltiplos por meio de uma obra literária (produto educacional), criada pela pesquisadora. O objetivo geral da pesquisa é analisar a utilização de uma obra literária no formato de livro físico e e-book, com foco no ensino de múltiplos, por meio de uma sequência didática voltada à alunos do ensino fundamental. Com isso, buscou-se agregar novas ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, tornando as práticas mais atrativas e envolventes. Foi confeccionado um livro e utilizado juntamente com uma sequência de atividades que fazem a interpretação matemática da obra literária. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas, grupo focal, sequência de atividades com metodologia experimental, tendo um grupo experimental e outro grupo controle. No marco teórico, na dimensão epistemológica foi utilizado Ausubel com a aprendizagem significativa e Vygotsky com a mediação. Os resultados comprovaram que o livro criado e utilizado mostrou resultados positivos, pois promoveu o envolvimento dos discentes, participação contínua, serviu como material concreto na construção de conceitos matemáticos, principalmente os múltiplos, mesmo no ensino remoto emergencial, bem como a aprendizagem de forma integrada e divertida.
dc.language.iso 220208s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pandemia
dc.subject Múltiplos
dc.subject Educação matemática
dc.subject Ensino integrado
dc.title A literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5° ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, em uma escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional originado da dissertação intitulada : a literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5º ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, numa escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil: o coelho mutante Wilbor" de autoria de Michele Moscardini de Farias Lopes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples