dc.contributor.advisor |
Falavigna, Gládis |
|
dc.contributor.advisor |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Michele Moscardini de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-11T18:04:58Z |
|
dc.date.available |
2022-02-11T18:04:58Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2051 |
|
dc.description.abstract |
A presente Dissertação apresenta um estudo realizado sobre um trabalho interdisciplinar no nível de 5° ano, a fim de trabalhar noções de múltiplos por meio de uma obra literária (produto educacional), criada pela pesquisadora. O objetivo geral da pesquisa é analisar a utilização de uma obra literária no formato de livro físico e e-book, com foco no ensino de múltiplos, por meio de uma sequência didática voltada à alunos do ensino fundamental. Com isso, buscou-se agregar novas ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, tornando as práticas mais atrativas e envolventes. Foi confeccionado um livro e utilizado juntamente com uma sequência de atividades que fazem a interpretação matemática da obra literária. Os instrumentos de pesquisa foram questionários, entrevistas, grupo focal, sequência de atividades com metodologia experimental, tendo um grupo experimental e outro grupo controle. No marco teórico, na dimensão epistemológica foi utilizado Ausubel com a aprendizagem significativa e Vygotsky com a mediação. Os resultados comprovaram que o livro criado e utilizado mostrou resultados positivos, pois promoveu o envolvimento dos discentes, participação contínua, serviu como material concreto na construção de conceitos matemáticos, principalmente os múltiplos, mesmo no ensino remoto emergencial, bem como a aprendizagem de forma integrada e divertida. |
|
dc.language.iso |
220208s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Educação matemática |
|
dc.subject |
Ensino integrado |
|
dc.subject |
Múltiplos |
|
dc.subject |
Pandemia |
|
dc.title |
A literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5° ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, em uma escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D37 |
|
dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Produto educacional originado da dissertação intitulada : a literatura e a matemática no ensino de múltiplos com alunos do 5º ano do fundamental por meio do ensino remoto emergencial em momento pandêmico, numa escola pública no Rio Grande do Sul, Brasil: o coelho mutante Wilbor" de autoria de Michele Moscardini de Farias Lopes. |
|