REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Cartas de uma professora de educação física: concepções e representações de corpos, gêneros e sexualidades nas práticas docentes

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dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Castro, Khrysalis Pires de
dc.date.accessioned 2022-02-24T11:29:25Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2070
dc.description.abstract Esta dissertação se constitui em uma pesquisa apresentada ao programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/UERGS como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação na Linha de pesquisa: Currículos e Políticas na formação de professores e que teve como temática analisar as concepções e representações de corpos e gêneros nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola pública de Novo Hamburgo. O objetivo geral é analisar quais concepções e representações de corpos, gêneros e sexualidades estão presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola pública de Novo Hamburgo/RS. Entre os objetivos específicos estão refletir como as relações de corpos e gêneros estão inseridas dentro da Educação Física escolar e identificar como os/as estudantes do Ensino Médio estabelecem as relações com os corpos e gêneros nas práticas das culturas corporais de movimento propostas nas aulas de Educação Física. Na tentativa de construir um percurso de pesquisa e caminhar na direção de buscar respostas ou criar perguntas novas, escolhi como caminho metodológico a (auto)biografia. Esta escolha possibilitou a aproximação entre as minhas experiências vividas na Educação Física escolar e o campo dos Estudos Culturais em que os estudos me proporcionaram pensar em como as identidades são produzidas e constituídas pelas e nas culturas e que foram importantes para pensar as relações de corpos, gêneros e sexualidades. Como metodologia analítica, utilizei a escrita e interpretação de cartas. Para as análises, utilizei cinco cartas refletindo sobre as representações dos corpos, gêneros e sexualidades nas aulas de Educação Física. É importante informar que a narrativa que compõe as cartas aborda dois movimentos, uma escrita sobre situações vividas por mim e outras que vivenciei com meus alunos e alunas que transitam nas aulas de Educação Física. Nas reflexões realizadas, a partir das escritas, foi possível considerar que as aulas de Educação Física escolar se constituem mais um espaço dentro da escola que reforçam noções hegemônicas de corpos, gêneros e sexualidades, dado a sua constituição a partir de diversos discursos, pautados pela heteronormatividade. Cabe a nós professores e professoras repensar o que estamos ensinando, para quem/que estamos ensinando e buscar não reforçar esses estereótipos e representações que condicionam os sujeitos as identidades de gêneros e sexualidades.
dc.language.iso 220216s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação física
dc.subject Sexualidade
dc.subject Gênero
dc.subject Ensino médio
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Cartas de uma professora de educação física: concepções e representações de corpos, gêneros e sexualidades nas práticas docentes
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:613.88


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