dc.contributor.advisor |
Severo, Rita Cristine Basso Soares |
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dc.contributor.author |
Castro, Khrysalis Pires de |
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dc.date.accessioned |
2022-02-24T11:29:25Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.date.submitted |
2021 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2070 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação se constitui em uma pesquisa apresentada ao programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/UERGS como um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação na Linha de pesquisa: Currículos e Políticas na formação de professores e que teve como temática analisar as concepções e representações de corpos e gêneros nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola pública de Novo Hamburgo. O objetivo geral é analisar quais concepções e representações de corpos, gêneros e sexualidades estão presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio de uma escola pública de Novo Hamburgo/RS. Entre os objetivos específicos estão refletir como as relações de corpos e gêneros estão inseridas dentro da Educação Física escolar e identificar como os/as estudantes do Ensino Médio estabelecem as relações com os corpos e gêneros nas práticas das culturas corporais de movimento propostas nas aulas de Educação Física. Na tentativa de construir um percurso de pesquisa e caminhar na direção de buscar respostas ou criar perguntas novas, escolhi como caminho metodológico a (auto)biografia. Esta escolha possibilitou a aproximação entre as minhas experiências vividas na Educação Física escolar e o campo dos Estudos Culturais em que os estudos me proporcionaram pensar em como as identidades são produzidas e constituídas pelas e nas culturas e que foram importantes para pensar as relações de corpos, gêneros e sexualidades. Como metodologia analítica, utilizei a escrita e interpretação de cartas. Para as análises, utilizei cinco cartas refletindo sobre as representações dos corpos, gêneros e sexualidades nas aulas de Educação Física. É importante informar que a narrativa que compõe as cartas aborda dois movimentos, uma escrita sobre situações vividas por mim e outras que vivenciei com meus alunos e alunas que transitam nas aulas de Educação Física. Nas reflexões realizadas, a partir das escritas, foi possível considerar que as aulas de Educação Física escolar se constituem mais um espaço dentro da escola que reforçam noções hegemônicas de corpos, gêneros e sexualidades, dado a sua constituição a partir de diversos discursos, pautados pela heteronormatividade. Cabe a nós professores e professoras repensar o que estamos ensinando, para quem/que estamos ensinando e buscar não reforçar esses estereótipos e representações que condicionam os sujeitos as identidades de gêneros e sexualidades. |
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dc.language.iso |
220216s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Educação física |
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dc.subject |
Sexualidade |
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dc.subject |
Gênero |
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dc.subject |
Ensino médio |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.title |
Cartas de uma professora de educação física: concepções e representações de corpos, gêneros e sexualidades nas práticas docentes |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D37:613.88 |
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