REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O encaminhamento escolar e a transferência de responsabilidades: um estudo de caso sobre representações sociais em uma escola de Xangri-lá/RS

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dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Silva, Camila Oliveira da
dc.date.accessioned 2022-06-10T12:21:39Z
dc.date.available 2022-06-10T12:21:39Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2164
dc.description.abstract Este estudo de caso analisa as representações sociais originadas em uma escola pública da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no município de Xangri-lá/RS, sobre processos de encaminhamentos escolares de alunos para os serviços de Saúde e Assistência Social. Empregando os preceitos históricos relacionados ao processo civilizador e a teoria das Representações Sociais, questionou-se como estão sendo produzidos os sentidos em torno dos encaminhamentos escolares, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez informantes atuantes em uma escola de ensino fundamental, da análise de documentos escolares e da legislação pertinente. Foi observada uma centralização nos serviços ligados à área da Saúde e interdependências reveladoras de processos civilizatórios de controle de condutas através da etiqueta, atrelados também aos serviços de Assistência Social que revelam uma transferência de responsabilidades entre os envolvidos. O encaminhamento escolar no caso pesquisado é representado como um problema na relação com o sentimento de isolamento, frustrações das equipes escolares, patologização e culpabilização de alunos e de suas famílias. As representações encontradas também foram analisadas sob a perspectiva da política de inclusão escolar. Consideramos que esforços para dar conta do diferente, ou seja, do não-familiar seja um dos movimentos que esclareceram tais representações.
dc.language.iso 220609s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Inclusão escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Representações sociais
dc.subject Política de inclusão social
dc.title O encaminhamento escolar e a transferência de responsabilidades: um estudo de caso sobre representações sociais em uma escola de Xangri-lá/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:316.6


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