| dc.contributor.advisor | Forell, Leandro | |
| dc.contributor.author | Silva, Camila Oliveira da | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-10T12:21:39Z | |
| dc.date.available | 2022-06-10T12:21:39Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2164 | |
| dc.description.abstract | Este estudo de caso analisa as representações sociais originadas em uma escola pública da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no município de Xangri-lá/RS, sobre processos de encaminhamentos escolares de alunos para os serviços de Saúde e Assistência Social. Empregando os preceitos históricos relacionados ao processo civilizador e a teoria das Representações Sociais, questionou-se como estão sendo produzidos os sentidos em torno dos encaminhamentos escolares, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez informantes atuantes em uma escola de ensino fundamental, da análise de documentos escolares e da legislação pertinente. Foi observada uma centralização nos serviços ligados à área da Saúde e interdependências reveladoras de processos civilizatórios de controle de condutas através da etiqueta, atrelados também aos serviços de Assistência Social que revelam uma transferência de responsabilidades entre os envolvidos. O encaminhamento escolar no caso pesquisado é representado como um problema na relação com o sentimento de isolamento, frustrações das equipes escolares, patologização e culpabilização de alunos e de suas famílias. As representações encontradas também foram analisadas sob a perspectiva da política de inclusão escolar. Consideramos que esforços para dar conta do diferente, ou seja, do não-familiar seja um dos movimentos que esclareceram tais representações. | |
| dc.language.iso | 220609s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Representações sociais | |
| dc.subject | Política de inclusão social | |
| dc.subject | Inclusão escolar | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | O encaminhamento escolar e a transferência de responsabilidades: um estudo de caso sobre representações sociais em uma escola de Xangri-lá/RS | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37:316.6 |