dc.contributor.advisor |
Forell, Leandro |
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dc.contributor.author |
Silva, Camila Oliveira da |
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dc.date.accessioned |
2022-06-10T12:21:39Z |
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dc.date.available |
2022-06-10T12:21:39Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.date.submitted |
2022 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2164 |
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dc.description.abstract |
Este estudo de caso analisa as representações sociais originadas em uma escola pública da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no município de Xangri-lá/RS, sobre processos de encaminhamentos escolares de alunos para os serviços de Saúde e Assistência Social. Empregando os preceitos históricos relacionados ao processo civilizador e a teoria das Representações Sociais, questionou-se como estão sendo produzidos os sentidos em torno dos encaminhamentos escolares, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez informantes atuantes em uma escola de ensino fundamental, da análise de documentos escolares e da legislação pertinente. Foi observada uma centralização nos serviços ligados à área da Saúde e interdependências reveladoras de processos civilizatórios de controle de condutas através da etiqueta, atrelados também aos serviços de Assistência Social que revelam uma transferência de responsabilidades entre os envolvidos. O encaminhamento escolar no caso pesquisado é representado como um problema na relação com o sentimento de isolamento, frustrações das equipes escolares, patologização e culpabilização de alunos e de suas famílias. As representações encontradas também foram analisadas sob a perspectiva da política de inclusão escolar. Consideramos que esforços para dar conta do diferente, ou seja, do não-familiar seja um dos movimentos que esclareceram tais representações. |
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dc.language.iso |
220609s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Inclusão escolar |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Representações sociais |
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dc.subject |
Política de inclusão social |
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dc.title |
O encaminhamento escolar e a transferência de responsabilidades: um estudo de caso sobre representações sociais em uma escola de Xangri-lá/RS |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D37:316.6 |
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