REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Mapeamento de competências do simulador Postdicom utilizado de forma remota na disciplina de radiologia digital

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dc.contributor.advisor Santos, Fabrícia Damando
dc.contributor.author Silveira, Vanderleia Soares
dc.date.accessioned 2022-06-14T12:26:56Z
dc.date.available 2022-06-14T12:26:56Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2167
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo apresentar o mapeamento de competências para o uso de simuladores utilizados de forma remota em uma disciplina de Radiologia Digital do curso técnico em Radiologia, na Escola EPS, no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa observou quais as competências necessárias para o aluno ter uma melhor prática com o Simulador PostDicom. Dessa forma, propôs-se um conjunto de competências básicas e específicas para o uso do simulador. Diante das demandas atuais, observou-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa que auxiliasse na problemática, ministrando uma oficina e elaborando um produto educacional, de acordo com as necessidades de atividades práticas dos alunos da disciplina de Radiologia Digital, com a ferramenta PostDicom. A pesquisa tem característica qualitativa, com natureza aplicada ao ensino, já o instrumento de avaliação foi por meio de Estudo de Caso para desenvolver o produto educacional. Esta pesquisa durou dois anos, iniciando com um levantamento bibliográfico sobre Mapeamento de Competências e o perfil dos alunos do curso de radiologia digital no terceiro semestre do curso técnico de Radiologia. A turma era inicialmente composta por 11 mulheres, com idades entre 28 e 40 anos, mas houve uma desistência durante a realização. Então, foi feito o mapeamento através de uma oficina de 20 horas, para trabalhar conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelas alunas ao usarem o simulador PostDicom. No último dia, aplicou-se um questionário com as participantes sobre o uso da ferramenta PostDicom até os conhecimentos adquiridos sobre o conteúdo. Logo, analisaram-se os resultados da validação do mapeamento realizado: sobre os conhecimentos básicos de informática, o uso amplo do simulador e um enfoque bem específico de manipulação de imagens. Os resultados atingidos demonstraram serem importantes os conhecimentos básicos de informática para avançar nas atividades, como manuseio do smartfone e computador e no sistema simulador PostDicom e as demais ferramentas. Além disso, a técnica de manipulação de imagens também depende desses conhecimentos básicos. Com isso, a ferramenta PostDicom é ótima para aqueles que já sabem e têm habilidades com a informática, caso contrário vão ter dificuldades.
dc.language.iso 220613s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Tecnologias digitais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Ensino técnico
dc.subject Software de Simulação
dc.subject Informática na educação
dc.subject Ensino remoto
dc.title Mapeamento de competências do simulador Postdicom utilizado de forma remota na disciplina de radiologia digital
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.68


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