Esta dissertação, de caráter interpretativo, tematiza sobre a cultura local na prática pedagógica de professoras da Educação Infantil do município de Tramandaí - RS. O referencial da pesquisa apoiou-se em estudos do campo da Antropologia, Antropologia da Criança, Sociologia da Infância e Educação Infantil, bem como na legislação e documentos orientadores da primeira etapa da Educação Básica. Em uma perspectiva qualitativa, o caminho metodológico compreendeu a produção de informações por meio do grupo focal realizado de forma on-line com cinco professoras, tendo sido elencando o diário de campo como instrumento para as descrições. A análise foi organizada em dois eixos: o primeiro, que discutiu as culturas infantis, culturas escolares e culturas familiares; e o segundo eixo, que abordou sobre a cultura local como parte integrante do currículo da Educação Infantil, indicando que há uma certa dificuldade em evidenciá-la na docência. Considera-se que para a construção do currículo na Educação Infantil é necessário um duplo relativismo, no qual devemos considerar tanto as particularidades locais da(s) comunidade(s) quanto os saberes globais, assim como as culturas infantis e as escolares. Depreende-se que esse duplo relativismo enfatiza a pluralidade cultural e as diferentes infâncias, contribuindo para o entrelaçamento das culturas no fazer pedagógico cotidiano com as crianças.