Os objetos de estudo desta pesquisa foram as formações permanentes oferecidas no município de São Luiz Gonzaga/RS, tendo como objetivo geral compreender, a partir do olhar de professores alfabetizadores, as formações permanentes oferecidas neste município. Os objetivos específicos foram compreender como ocorre a formação permanente; entender a concepção de formação permanente de professores alfabetizadores; e, compreender se estas formações atendem as necessidades e demandas dos professores em suas práticas pedagógicas. A metodologia seguiu a pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva, de tipo estudo de caso. Três professoras alfabetizadoras foram sujeitos da pesquisa. Para compor o referencial teórico foi realizada busca no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores „formação continuada e Paulo Freire‟; e „formação permanente e referenciais freireanos‟. Para a análise dos dados produzidos foi utilizada a análise descritiva. Os resultados apontaram para a importância da formação permanente, tendo, durante a pandemia da Covid-19, várias formações oferecidas, apresentando como escopo as tecnologias; concluiu-se, ainda, que as formações são organizadas pela Secretaria e as demandas de formação dos professores de alguma forma são atendidas. Acreditamos que o município está se esforçando na oferta de formações permanentes, mas ainda falta escutar os professores, pois somente a partir desta escuta as formações poderão ser realizadas e oferecidas de forma ainda mais satisfatória.