O objetivo do presente trabalho é o de relatar uma experiência docente tendo a contação de histórias como estratégia pedagógica para o trabalho com a diversidade étnico-racial na escola. Define-se assim nossa questão de pesquisa: a contação de histórias pode contribuir como estratégia adequada para o trabalho com as questões de preconceito e das relações étnico-raciais na escola? Os fundamentos teóricos baseiam-se nas normativas acerca do combate ao racismo e à obrigatoriedade da inclusão da temática das relações étnico-raciais nas instituições de ensino no Brasil. O método escolhido, de abordagem qualitativa, foi o método autobiografico. Além de estimular o prazer de ler, de apreciar histórias e desenvolver a criatividade, a contação de histórias com literatura apropriada pode contribuir para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e das diferenças identitárias sob o prisma da questão racial. Conclui-se que a contação de histórias é importante dispositivo pedagógico no desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas, o desenvolvimento de valores de respeito à diversidade étnico-racial. Destaca-se a necessidade de formação docente para o trabalho com a temática a fim de efetivamente contribuir para a implementação das normativas educacionais e auxiliar na erradicação do racismo em nossa sociedade.