Resumo:
Esta dissertação abordou a temática de formação continuada para professores, buscando através de uma pesquisa-ação estudar o uso das tecnologias digitais por docentes alfabetizadores atuantes dos anos iniciais da educação básica, da rede municipal das cidades localizadas no litoral norte do Rio Grande do Sul. O referencial teórico foi embasado em estudos realizados na área da formação continuada (IMBERNÓN, 2010), no compartilhamento de experiências e práticas pedagógicas (FREIRE,1996), nas tecnologias na educação (LÉVY, 1999), com aporte na documentação e legislação da área da educação. Para construção de informações foi utilizada como metodologia a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), através de uma investigação dos processos de formação continuada, utilizando múltiplos recursos e estratégias da modalidade de Educação à Distância e presencial, para compreendermos como o compartilhamento de experiências e aquisição de conhecimento digitais, pode contribuir para os docentes do bloco pedagógico de alfabetização. As formações ofertadas não pretenderam apontar aos professores respostas ou até mesmo interferir em suas práticas, mas possibilitar e abrir um espaço para construção de novos conhecimentos aos docentes, e contribuir em suas práticas a utilizar das diferenças ferramentas tecnologias em seu fazer pedagógico. Como principais resultados, observou-se que as formações nas duas modalidades poderam retratar as suas dificuldades, por exemplo, de incentivar os cursistas a participar e interagir na formação e construir vínculos à distância, como a falta de tempo por parte dos professores e falta de apropriação tecnológica. Desse modo, constatou-se que a pessoalidade e a presencialidade são elementos importantes para motivar a participação dos cursistas, o que acabou por proporcionar aprendizagens mais significativas no curso presencial do que no EAD.