REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O uso das tecnologias como potência para o ensino da matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.author Silveira, Muriel Kampff da
dc.date.accessioned 2023-02-08T13:43:29Z
dc.date.available 2023-02-08T13:43:29Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2727
dc.description.abstract A seguinte dissertação abrange a formação continuada de professores, que foi realizada através de um grupo focal online, composto por nove professores de Matemática convidados, que lecionam na educação básica de ensino. Eles elaboraram, em conjunto, uma Sequência Didática Interativa (SDI) em duas versões: uma delas para aplicação aos que têm acesso as tecnologias digitais, e a outra aos que não têm acesso. A SDI elaborada contempla o conteúdo Teorema de Pitágoras. Em sua primeira versão utiliza o software Geogebra como ferramenta tecnológica fomentadora da aprendizagem; a segunda versão disponibilizada está descrita por um passo a passo com a utilização de materiais concretos, buscando trabalhar o conteúdo abordado de maneira semelhante em ambas as modalidades de aplicação. Esta elaboração está, também, disponibilizada em formato de e-book, para facilitar o acesso e divulgação deste material aos professores interessados a realizarem esta aplicação com suas turmas. Por meio desta pesquisa pode-se observar que a formação continuada docente é necessária, pois tem a finalidade de mantê-los atualizados, promove o diálogo e, consequentemente, as trocas didático-pedagógicas, e instiga-os a inovar em seus planejamentos educacionais contemplando os estudantes em suas diferentes realidades de ensino.
dc.language.iso 230207s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Grupo focal
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Sequência Didática Interativa (SDI)
dc.subject Formação de professores
dc.title O uso das tecnologias como potência para o ensino da matemática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13
dc.description.additionalinformation Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática interativa: teorema de Pitágoras – versão plugada e desplugada" de autoria de Muriel Kampff da Silveira.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples