Resumo:
O aumento do consumo de produtos orgânicos não está apenas diretamente
relacionado com o valor nutricional dos alimentos, mas aos diversos significados que
os consumidores atribuem a ele. A pouca informação da população brasileira diante
do conceito de um produto orgânico pode interferir na escolha final durante a compra
dos alimentos cotidianos, pois ainda faltam informações a respeito do que seja um
alimento orgânico, seus benefícios e sua forma de produção. A universidade é um
espaço destinado aos discentes que podem passar de simples consumidores a
produtores de informação, na medida em que participam das pesquisas
universitárias e demais atividades acadêmicas durante sua formação. Essa pesquisa
teve como objetivo compreender o cenário do consumo e do conhecimento sobre
alimentos orgânicos entre os estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia de
todas as unidades da Uergs, buscando identificar o significado que os entrevistados
atribuem a esse tipo de produto. A pesquisa foi realizada aplicando questionários
remotos, onde foram entrevistados estudantes das unidades da Uergs que possuem
a graduação no curso de Bacharelado em Agronomia nos municípios de Santana do
Livramento, Cachoeira do Sul, Vacaria, Três Passos, São Luiz Gonzaga e
Sananduva. A maioria dos estudantes entrevistados estavam matriculados
regularmente no 9º e 10º semestre. Resultados apontaram que os entrevistados são,
em sua maioria, do gênero masculino (52%), com faixa etária situada entre 26 a 35
anos (56%), estado civil solteiro (85%) e renda mensal entre um a três salários
mínimos (56%), valor relativamente baixo para estudantes que muitas vezes residem
sozinhos e compram seu próprio alimento. Sobre o nível de conhecimento, 85% dos
estudantes responderam que o produto orgânico é aquele cultivado sem a utilização
de agrotóxicos e que esse tipo de informação foi adquirido na universidade (74%),
seguido pelos familiares (17%) e meios de comunicação (9%). Verificou-se que 42%
dos estudantes entrevistados consomem produtos orgânicos semanalmente,
realizando as compras em feiras livres (31%) ou diretamente com os produtores
rurais (22%), sendo que o valor médio mensal gasto nesse tipo de produto fica
acima de R$ 100,00 (29%). Pode-se apontar que no cenário dos entrevistados na
pesquisa, os estudantes de Agronomia da Uergs possuem conhecimento adequado
sobre os alimentos orgânicos e sabem da importância do consumo, porém a maioria
consome pouco e em quantidades inadequadas, fato que provavelmente tenha
relação com a reduzida renda mensal dos discentes.