REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Guimarães, Jucimara Teixeira da Luz
dc.date.accessioned 2023-04-05T19:26:55Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2797
dc.description.abstract A presente dissertação trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas que possibilitem a acessibilidade curricular na sala de aula comum, no Ensino Fundamental, a partir de três escolas do município de Novo Hamburgo/RS, identificando suas especificidades e propondo orientações para auxiliar nesse processo. Para tanto, esta pesquisa se pauta em noções de Michel Foucault e em outros autores de inspiração pós-estruturalista, em especial a partir de alguns conceitos-ferramentas, tais como: Governamentalidade, Biopolítica, Norma e Normalidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo exploratório e descritivo e teve como técnica a entrevista semi-estruturada com três (3) professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e oito (8) professoras que atuam diretamente com os estudantes com deficiência no cotidiano da sala de aula. Como resultado, o estudo evidenciou que a acessibilidade curricular perpassa por estratégias identificadas em três eixos: Articulação do AEE com a sala comum; Concepção sobre acessibilidade curricular; e, Especificidades presentes nas práticas pedagógicas.
dc.language.iso 230331s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Governamentalidade
dc.subject Biopolítica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Currículo
dc.subject Inclusão
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Ensino fundamental
dc.title Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.214.14
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação encontra-se no Apêndice 5 desta Dissertação, com o título "Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental".


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples