| dc.contributor.advisor | Sardagna, Helena Venites | |
| dc.contributor.author | Guimarães, Jucimara Teixeira da Luz | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-05T19:26:55Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2797 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas que possibilitem a acessibilidade curricular na sala de aula comum, no Ensino Fundamental, a partir de três escolas do município de Novo Hamburgo/RS, identificando suas especificidades e propondo orientações para auxiliar nesse processo. Para tanto, esta pesquisa se pauta em noções de Michel Foucault e em outros autores de inspiração pós-estruturalista, em especial a partir de alguns conceitos-ferramentas, tais como: Governamentalidade, Biopolítica, Norma e Normalidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo exploratório e descritivo e teve como técnica a entrevista semi-estruturada com três (3) professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e oito (8) professoras que atuam diretamente com os estudantes com deficiência no cotidiano da sala de aula. Como resultado, o estudo evidenciou que a acessibilidade curricular perpassa por estratégias identificadas em três eixos: Articulação do AEE com a sala comum; Concepção sobre acessibilidade curricular; e, Especificidades presentes nas práticas pedagógicas. | |
| dc.language.iso | 230331s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Governamentalidade | |
| dc.subject | Biopolítica | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Currículo | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Ensino fundamental | |
| dc.title | Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D371.214.14 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação encontra-se no Apêndice 5 desta Dissertação, com o título "Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental". |