dc.contributor.advisor |
Sardagna, Helena Venites |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Jucimara Teixeira da Luz |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-05T19:26:55Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2797 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas que possibilitem a acessibilidade curricular na sala de aula comum, no Ensino Fundamental, a partir de três escolas do município de Novo Hamburgo/RS, identificando suas especificidades e propondo orientações para auxiliar nesse processo. Para tanto, esta pesquisa se pauta em noções de Michel Foucault e em outros autores de inspiração pós-estruturalista, em especial a partir de alguns conceitos-ferramentas, tais como: Governamentalidade, Biopolítica, Norma e Normalidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo exploratório e descritivo e teve como técnica a entrevista semi-estruturada com três (3) professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e oito (8) professoras que atuam diretamente com os estudantes com deficiência no cotidiano da sala de aula. Como resultado, o estudo evidenciou que a acessibilidade curricular perpassa por estratégias identificadas em três eixos: Articulação do AEE com a sala comum; Concepção sobre acessibilidade curricular; e, Especificidades presentes nas práticas pedagógicas. |
|
dc.language.iso |
230331s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Governamentalidade |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Biopolítica |
|
dc.subject |
Currículo |
|
dc.subject |
Inclusão |
|
dc.subject |
Educação inclusiva |
|
dc.subject |
Ensino fundamental |
|
dc.title |
Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D371.214.14 |
|
dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação encontra-se no Apêndice 5 desta Dissertação, com o título "Acessibilidade curricular na educação inclusiva:
subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental". |
|