Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental
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Práticas de in/exclusão: contribuições para acessibilidade curricular; e, Acessibilidade curricular na educação inclusiva: subsídio para estratégias pedagógicas no ensino fundamental
A presente dissertação trata de uma pesquisa que teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas que possibilitem a acessibilidade curricular na sala de aula comum, no Ensino Fundamental, a partir de três escolas do município de Novo Hamburgo/RS, identificando suas especificidades e propondo orientações para auxiliar nesse processo. Para tanto, esta pesquisa se pauta em noções de Michel Foucault e em outros autores de inspiração pós-estruturalista, em especial a partir de alguns conceitos-ferramentas, tais como: Governamentalidade, Biopolítica, Norma e Normalidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo exploratório e descritivo e teve como técnica a entrevista semi-estruturada com três (3) professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado e oito (8) professoras que atuam diretamente com os estudantes com deficiência no cotidiano da sala de aula. Como resultado, o estudo evidenciou que a acessibilidade curricular perpassa por estratégias identificadas em três eixos: Articulação do AEE com a sala comum; Concepção sobre acessibilidade curricular; e, Especificidades presentes nas práticas pedagógicas.