Resumo:
A presente pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino orientada para pessoas jovens, adultas e idosas que retornaram à educação formal, sob o enfoque da demanda potencial da EJA na região do Vale do Caí no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é o de identificar a demanda potencial da EJA no Vale do Caí e analisar de que modo essas demandas têm sido tratadas pelos poderes públicos locais. Os municípios que compreendem a pesquisa e que ofertam a EJA são: Capela de Santana, Feliz, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí. O conceito de demanda potencial da EJA parte dos estudos de Alves, Comerlato e Sant’Anna (2019) e refere-se ao público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontram na escola. Trata-se de pesquisa qualitativa, com análise documental e levantamento de dados quantitativos com base em dados e informações disponibilizadas no INEP e (pelo)Educacenso, envolvendo os Planos Municipais de Educação de cada um dos cinco municípios. Como principais resultados da pesquisa destacam-se a escassez de estudos dessa natureza, o elevado número da demanda potencial na região estudada e a pouca oferta regional de EJA e como produto final, a partir dos achados da dissertação, propôs-se a produção de um E-book, contendo dados e informações sobre a oferta e a demanda da EJA constituindo a visibilidade regional dessa oferta, na perspectiva de auxiliar os gestores públicos, quanto ao reconhecimento da demanda existente e que constituiria a oferta de EJA à população do Vale do Caí. Espera-se que este produto educacional sirva como importante ferramenta às gestões locais de EJA, aos professores e professoras que atuam nas escolas que ofertam EJA, às supervisoras, supervisores e orientadores educacionais que promovem a busca ativa de estudantes da EJA, e à formação continuada docente dessa modalidade, por conta dos dados, informações, conceitos e referenciais presentes nesse documento. Conclui-se que a oferta da EJA na região do Vale do Caí está muito aquém tanto da demanda potencial da EJA quanto das metas estabelecidas no PNE dos municípios.