Resumo:
O consumo de pizza sempre esteve em constante crescimento, desde os primórdios até os tempos atuais, constituindo-se como um alimento mundialmente conhecido, apresentando vários tipos de preparos e sabores. Nesse sentido, ganhou fama por ser uma refeição prática e de fácil preparo, tanto em casa a sós como em reunião de familiares e amigos. Da mesma forma, as pizzarias tem investindo em ambientes modernos e aconchegantes tornando-se um atrativo para as pessoas. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil de consumidores e estratificação do consumo de pizza, identificando as tendências e peculiaridades desse mercado de alimentos, dando ênfase à verificação das principais características e preferências que atraem os consumidores e favorecem os comerciantes. Este trabalho foi desenvolvido por meio de um questionário específico através da plataforma do Google Forms. Estão envolvidos nessa pesquisa 136 consumidores de pizza que responderam o formulário fornecido através de diversas redes sociais, nas quais foi disponibilizado o link para o acesso e preenchimento do mesmo. A maioria dos consumidores avaliados neste estudo é do sexo feminino, possuindo entre 18 e 40 anos de idade, com alto grau de escolaridade, renda familiar de um a três salários mínimos, com bastante conhecimento sobre o assunto, frequência de consumo esporádica e preferência por pizza pré pronta preparada e assada no forno convencional na própria residência, acompanhada por refrigerante. Verificou-se também que os consumidores que compram a pizza pronta em restaurantes buscam, prioritariamente, consumirem pizza sempre do mesmo estabelecimento, realizando pedidos na forma delivery dando preferência as pizzas de sabor salgado com borda recheada. Da mesma forma, a maioria considera que a pizza não pode ser considerado um alimento relativamente saudável. Quanto às preferências dentro dos estabelecimentos das pizzarias, verificou-se que a maioria dos consumidores frequenta esses lugares às vezes, mas quando frequentam preferem fazer o pedido e escolha da pizza na forma de à la carte ao invés do tradicional rodízio. Os resultados obtidos destacam aspectos relevantes relatados por pessoas com diferentes perfis, indicando possíveis tendências para o crescimento ainda maior desse mercado, os quais devem ser considerados pelos comerciantes para se adequar às exigências dos consumidores satisfazendo as suas necessidades, visando o estabelecimento do hábito de consumo e dando sustentabilidade a atividade.