REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As percepções dos/as educandos/as e educadores/as sobre o descompasso na sequência curricular idade/ano/série: um estudo de caso em uma escola pública

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dc.contributor.advisor Garcia, Elisete Enir Bernardi
dc.contributor.author Machado, Fabiana
dc.date.accessioned 2023-10-03T16:42:08Z
dc.date.available 2023-10-03T16:42:08Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2957
dc.description.abstract Esta pesquisa objetivou compreender as dimensões, principalmente pedagógicas, que interferem nas aprendizagens dos educandos e educandas de uma escola pública, e que podem gerar descompasso na sequência curricular. É nessa perspectiva que a pesquisa esteve inserida, trazendo indicativos para compreender os motivos desse descompasso através das percepções de um determinado grupo de educadores/as e educandos/as que compõem uma turma de classe de aceleração, de uma escola do município de Portão, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio da observação participante, questionários, círculos de cultura, conversas e diálogos, conforme referencial Freireano, considerando assim, “as vozes” dos sujeitos pesquisados, com o olhar e escuta sensíveis das pesquisadoras. A análise de dados teve como base a organização dos temas geradores. Os interlocutores da pesquisa compreendem a importância da educação, e nas suas falas externalizam o desejo da mudança, por meio da participação e da construção coletiva dos saberes. A mudança apontada pela pesquisa está nas práticas pedagógicas, no currículo e na formação permanente para educadores e educadoras. A pesquisa indica caminhos que nos fazem refletir sobre a questão da reprovação e por consequência do descompasso na sequência curricular. A fundamentação teórica do estudo contemplou principalmente as contribuições de Paulo Freire (1967), (1970, (1993), (1996), (1997), (2007), (2016), Bernard Charlot (1996), (2000), (2013), Maria Helena Souza Patto (2015), Miguel Arroyo (2014), (2017), António Nóvoa (2011), (2022), entre outros que contextualizam a questão do ‘fracasso’ e ‘sucesso’ escolar. O produto, resultado da pesquisa, além da dissertação, é um vídeo elaborado com as ‘vozes’ dos educandos e educandas e educadoras, a partir de suas percepções com relação à escola, à turma, seus relacionamentos e aprendizagens.
dc.language.iso 230929s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Sequência curricular
dc.subject Fracasso escolar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Círculo de cultura
dc.title As percepções dos/as educandos/as e educadores/as sobre o descompasso na sequência curricular idade/ano/série: um estudo de caso em uma escola pública
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.214.14
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "As percepções dos/as educandos/as e educadores/as sobre o descompasso na sequência curricular idade/ano/série: um estudo sobre a proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá" de autoria de Fabiana Machado.


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