Resumo:
Esta pesquisa objetivou compreender as dimensões, principalmente pedagógicas, que interferem nas aprendizagens dos educandos e educandas de uma escola pública, e que podem gerar descompasso na sequência curricular. É nessa perspectiva que a pesquisa esteve inserida, trazendo indicativos para compreender os motivos desse descompasso através das percepções de um determinado grupo de educadores/as e educandos/as que compõem uma turma de classe de aceleração, de uma escola do município de Portão, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio da observação participante, questionários, círculos de cultura, conversas e diálogos, conforme referencial Freireano, considerando assim, “as vozes” dos sujeitos pesquisados, com o olhar e escuta sensíveis das pesquisadoras. A análise de dados teve como base a organização dos temas geradores. Os interlocutores da pesquisa compreendem a importância da educação, e nas suas falas externalizam o desejo da mudança, por meio da participação e da construção coletiva dos saberes. A mudança apontada pela pesquisa está nas práticas pedagógicas, no currículo e na formação permanente para educadores e educadoras. A pesquisa indica caminhos que nos fazem refletir sobre a questão da reprovação e por consequência do descompasso na sequência curricular. A fundamentação teórica do estudo contemplou principalmente as contribuições de Paulo Freire (1967), (1970, (1993), (1996), (1997), (2007), (2016), Bernard Charlot (1996), (2000), (2013), Maria Helena Souza Patto (2015), Miguel Arroyo (2014), (2017), António Nóvoa (2011), (2022), entre outros que contextualizam a questão do ‘fracasso’ e ‘sucesso’ escolar. O produto, resultado da pesquisa, além da dissertação, é um vídeo elaborado com as ‘vozes’ dos educandos e educandas e educadoras, a partir de suas percepções com relação à escola, à turma, seus relacionamentos e aprendizagens.