dc.contributor.advisor |
Cabral, Tânia Cristina Baptista |
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dc.contributor.author |
Alves, Gisele Cristiane Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-11-14T10:23:37Z |
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dc.date.available |
2023-11-14T10:23:37Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.date.submitted |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3007 |
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dc.description.abstract |
A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o trabalho investigou as contribuições do quadro teórico piagetiano e do método clínico para o aperfeiçoamento dos procedimentos didáticos e dos procedimentos pedagógicos em sala de aula, e, por consequência, na construção dos conhecimentos dos alunos. Examinamos como a aplicação de uma sequência de situações-problema sobre conceitos físicos e matemáticos aliada ao método clínico piagetiano, em um cenário de ensino por investigação, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e para a apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa. Para sustentação teórica, dissertou-se sobre o método clínico, a investigação no contexto do ensino e aprendizagem, o estabelecimento de um ambiente de debate e colaboração entre os pares. Fez-se necessário percorrer os caminhos da Didática e da Didática da Matemática, recuperando elementos da teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Bem como, mobilizar estes operadores teóricos na análise dos resultados da aplicação das situações-problema em nossa sala de aula. Verificou-se, então, as contribuições da conciliação do Método Clínico e da teoria dos Campos Conceituais para a criação de condições na investigação do processo de construção e apropriação de um conceito pelo aluno. Espera-se que o estudo proporcione discussões acerca: (i) das contribuições do método clínico de Piaget como estratégia didático e pedagógica; (ii) do método clínico aliado a um ambiente de aprendizagem investigativo; (iii) das atividades da sequência de ensino investigativa como ferramenta para construção dos conhecimentos físicos e matemáticos; (iv) da influência das conversações para a construção dos conceitos; (v) da apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática; (vi) das questões pertinentes do decurso das aplicações em sala de aula para a produção do produto educacional. |
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dc.language.iso |
231113s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
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dc.subject |
Piaget- Método clínico |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Matemática - Ensino |
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dc.subject |
Física - Ensino |
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dc.title |
O método clínico piagetiano e sua aplicação no ensino de conceitos físicos e matemáticos |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D37.015.3 |
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dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência de ensino por investigação: uma proposta para o ensino de conhecimentos físicos e matemáticos" de autoria de Gisele Cristiane Silva Alves. |
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