| dc.contributor.advisor | Cabral, Tânia Cristina Baptista | |
| dc.contributor.author | Alves, Gisele Cristiane Silva | |
| dc.date.accessioned | 2023-11-14T10:23:37Z | |
| dc.date.available | 2023-11-14T10:23:37Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3007 | |
| dc.description.abstract | A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o trabalho investigou as contribuições do quadro teórico piagetiano e do método clínico para o aperfeiçoamento dos procedimentos didáticos e dos procedimentos pedagógicos em sala de aula, e, por consequência, na construção dos conhecimentos dos alunos. Examinamos como a aplicação de uma sequência de situações-problema sobre conceitos físicos e matemáticos aliada ao método clínico piagetiano, em um cenário de ensino por investigação, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos e para a apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa. Para sustentação teórica, dissertou-se sobre o método clínico, a investigação no contexto do ensino e aprendizagem, o estabelecimento de um ambiente de debate e colaboração entre os pares. Fez-se necessário percorrer os caminhos da Didática e da Didática da Matemática, recuperando elementos da teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Bem como, mobilizar estes operadores teóricos na análise dos resultados da aplicação das situações-problema em nossa sala de aula. Verificou-se, então, as contribuições da conciliação do Método Clínico e da teoria dos Campos Conceituais para a criação de condições na investigação do processo de construção e apropriação de um conceito pelo aluno. Espera-se que o estudo proporcione discussões acerca: (i) das contribuições do método clínico de Piaget como estratégia didático e pedagógica; (ii) do método clínico aliado a um ambiente de aprendizagem investigativo; (iii) das atividades da sequência de ensino investigativa como ferramenta para construção dos conhecimentos físicos e matemáticos; (iv) da influência das conversações para a construção dos conceitos; (v) da apropriação do professor como pesquisador da sua própria prática; (vi) das questões pertinentes do decurso das aplicações em sala de aula para a produção do produto educacional. | |
| dc.language.iso | 231113s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | |
| dc.subject | Piaget- Método clínico | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Matemática - Ensino | |
| dc.subject | Física - Ensino | |
| dc.title | O método clínico piagetiano e sua aplicação no ensino de conceitos físicos e matemáticos | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37.015.3 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência de ensino por investigação: uma proposta para o ensino de conhecimentos físicos e matemáticos" de autoria de Gisele Cristiane Silva Alves. |