dc.contributor.advisor |
Maurente, Viviane Maciel Machado |
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dc.contributor.author |
Moreira, Israel de Barros |
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dc.date.accessioned |
2023-12-18T14:55:09Z |
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dc.date.available |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.date.submitted |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3046 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho é resultado de reflexões sobre como o ensino investigativo e a metodologia cientifica podem contribuir para o ensino de ciências na Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) sendo organizada em formato de três artigos que foram transformados em capítulos. O primeiro artigo apresenta um estado de conhecimento acerca do ensino investigativo e metodologia cientifica no ensino de ciência. O mapeamento das pesquisas foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) e no Evento Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências (EMPEC). Foram revisados 306 trabalhos agrupados em categorias. Publicações englobando os níveis Fundamental e Médio foram maioria. As menos frequentes tratavam de educação infantil, especial e de jovens e adultos. A categoria mais presente foi pensamento científico. Observamos avanço nas pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos últimos anos, sendo o método científico e o pensamento investigativo presentes no ensino. Concluímos que o uso do método científico e o pensamento investigativo são uteis como ferramenta de ensino, mas devem ser repensados, tornando-o mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos educandos. O segundo capítulo apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência educativa investigativa (SEI) focada na metodologia cientifica e na Evolução Biológica. Como princípio norteador usamos como base os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2011) e Carvalho (2013). A partir da aplicação e (auto)avaliação da SEI, verificamos que a sequência proposta se apresentou satisfatória ao evidenciar a aprendizagem dos conceitos relacionados aos ensinos de evolução. Por fim, no terceiro capítulo apresentamos a elaboração do produto educacional confeccionado a partir das experiencias obtidas ao longo das experiencias em sala de aula. O produto se trata de um jogo didático no estilo RPG (Role Play Game) intitulado “Ciência Descoberta”. A escolha para a criação do produto, reside nas possibilidades didáticas dos RPGs de proporcionar momentos em que os estudantes são protagonistas do processo de aprendizagem e ao mesmo tempo possibilitar o desenvolvimento do pensamento investigativo/científico. |
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dc.language.iso |
231128s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Ensino de Ciências |
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dc.subject |
Método científico |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Educação básica |
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dc.title |
Metodologia investigativa e as metodologias científicas: contribuições para o ensino de ciências através de um Sequência Educativa Investigativa (SEI) |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D372.32 |
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