REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Metodologia investigativa e as metodologias científicas: contribuições para o ensino de ciências através de um Sequência Educativa Investigativa (SEI)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Moreira, Israel de Barros
dc.date.accessioned 2023-12-18T14:55:09Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3046
dc.description.abstract O presente trabalho é resultado de reflexões sobre como o ensino investigativo e a metodologia cientifica podem contribuir para o ensino de ciências na Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) sendo organizada em formato de três artigos que foram transformados em capítulos. O primeiro artigo apresenta um estado de conhecimento acerca do ensino investigativo e metodologia cientifica no ensino de ciência. O mapeamento das pesquisas foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD) e no Evento Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências (EMPEC). Foram revisados 306 trabalhos agrupados em categorias. Publicações englobando os níveis Fundamental e Médio foram maioria. As menos frequentes tratavam de educação infantil, especial e de jovens e adultos. A categoria mais presente foi pensamento científico. Observamos avanço nas pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos últimos anos, sendo o método científico e o pensamento investigativo presentes no ensino. Concluímos que o uso do método científico e o pensamento investigativo são uteis como ferramenta de ensino, mas devem ser repensados, tornando-o mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos educandos. O segundo capítulo apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência educativa investigativa (SEI) focada na metodologia cientifica e na Evolução Biológica. Como princípio norteador usamos como base os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2011) e Carvalho (2013). A partir da aplicação e (auto)avaliação da SEI, verificamos que a sequência proposta se apresentou satisfatória ao evidenciar a aprendizagem dos conceitos relacionados aos ensinos de evolução. Por fim, no terceiro capítulo apresentamos a elaboração do produto educacional confeccionado a partir das experiencias obtidas ao longo das experiencias em sala de aula. O produto se trata de um jogo didático no estilo RPG (Role Play Game) intitulado “Ciência Descoberta”. A escolha para a criação do produto, reside nas possibilidades didáticas dos RPGs de proporcionar momentos em que os estudantes são protagonistas do processo de aprendizagem e ao mesmo tempo possibilitar o desenvolvimento do pensamento investigativo/científico.
dc.language.iso 231128s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino de Ciências
dc.subject Método científico
dc.subject Educação básica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Metodologia investigativa e as metodologias científicas: contribuições para o ensino de ciências através de um Sequência Educativa Investigativa (SEI)
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D372.32


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples