REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Folclore e educação infantil: um estudo de caso em uma escola do município de Porto Alegre/RS

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Guterres, Danielle Viegas Wolff
dc.date.accessioned 2024-01-29T11:21:42Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3121
dc.description.abstract Esta dissertação, intitulada “Folclore na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola do município de Porto Alegre/RS”, teve como objetivo investigar as concepções e práticas docentes sobre folclore na educação infantil e construir possibilidades para o trabalho pedagógico com esta temática na escola. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método, a pesquisa documental, o formulário e a entrevista como instrumentos para coleta de dados. Tendo como lócus uma Escola de Educação Infantil, que recebeu o nome fictício de Escola Vila da Mata, contou com a participação de catorze pessoas. Para examinar os documentos da pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo de Moraes (1999). O referencial teórico, constituído por três eixos, apoiou-se principalmente em Burke (2010), Cavalcanti (2001; 1993), Garcia (2000), Lima (2003) e na Carta do Folclore Brasileiro (1995) para abordar o Folclore, sua história, conceituação e campo de abrangência. Para tratar das especificidades da Educação Infantil, foram utilizados os estudos de Ariès (1986), Bujes (2001), Ostetto (2017) e Redin (2013), que apresentam importantes considerações sobre a história da infância e desta primeira etapa da educação básica no Brasil, pontuando questões relacionadas aos documentos curriculares, planejamento e prática docente. Neste sentido, também foram consultadas a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1999; 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como último eixo, o Folclore em uma articulação com a Educação Infantil, apresentou as possibilidades de abordagem com as crianças no espaço escolar utilizando Garcia (2000), Saraiva et al. (2011) e Wolffenbüttel (2019). Como produtos educacionais foi elaborado um e-book sobre folclore para formação de professores na Educação Infantil. Outros dois produtos estão em fase de finalização, se tratando de: um e-book de propostas e práticas com o Folclore na Educação Infantil e um Almanaque do Folclore. Estes dois últimos materiais foram elaborados com a parceria dos educadores da Escola participante da pesquisa e os membros dos Grupos de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (Grupem) e “Arte Criação e Interdisciplinaridade” (ArtCIEd). Como principais resultados, este estudo constatou que as concepções dos professores sobre folclore são variadas, mas distantes de relacioná-lo aos aspectos da vida cotidiana. Os educadores costumaram trabalhar o folclore por meio de festejos, datas comemorativas, literatura, brincadeiras, música e propostas sobre diversidade, mas não o utilizaram em uma perspectiva investigativa com as crianças. A análise da relação das concepções e das práticas docentes revelou que estas costumaram se basear nas referências escolares de cada profissional, que na maior parte das vezes privilegiou a ideia de folclore como lenda, sendo essa visão ainda muito presente hoje no meio escolar. A partir do relato das professoras foi possível também verificar que poucas tiveram algum contato com a temática do folclore em suas formações profissionais, sendo este um assunto secundário nos cursos de licenciatura. Diante dessas informações, compreende-se como necessário o acesso dos docentes aos estudos contemporâneos do folclore e um maior investimento em suas formações para o embasamento de suas práticas. Assim, pretende-se que esta pesquisa contribua com as propostas e práticas para a inserção do Folclore na Educação Infantil.
dc.language.iso 240115s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Prática docente
dc.subject Educação infantil
dc.subject Folclore
dc.title Folclore e educação infantil: um estudo de caso em uma escola do município de Porto Alegre/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D398+37
dc.description.additionalinformation Os Produtos Educacionais desta dissertação foram catalogados separadamente com os títulos "Almanaque do folclore"; "Formação de professores folclore na educação infantil"; "Propostas e práticas com o folclore na educação infantil" de autoria de Danielle Viegas Wolff Guterres.


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