Resumo:
Esta dissertação, intitulada “Folclore na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola
do município de Porto Alegre/RS”, teve como objetivo investigar as concepções e práticas
docentes sobre folclore na educação infantil e construir possibilidades para o trabalho
pedagógico com esta temática na escola. A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa,
utilizando o estudo de caso como método, a pesquisa documental, o formulário e a entrevista
como instrumentos para coleta de dados. Tendo como lócus uma Escola de Educação Infantil,
que recebeu o nome fictício de Escola Vila da Mata, contou com a participação de catorze
pessoas. Para examinar os documentos da pesquisa, utilizou-se a análise de conteúdo de
Moraes (1999). O referencial teórico, constituído por três eixos, apoiou-se principalmente em
Burke (2010), Cavalcanti (2001; 1993), Garcia (2000), Lima (2003) e na Carta do Folclore
Brasileiro (1995) para abordar o Folclore, sua história, conceituação e campo de abrangência.
Para tratar das especificidades da Educação Infantil, foram utilizados os estudos de Ariès
(1986), Bujes (2001), Ostetto (2017) e Redin (2013), que apresentam importantes
considerações sobre a história da infância e desta primeira etapa da educação básica no Brasil,
pontuando questões relacionadas aos documentos curriculares, planejamento e prática
docente. Neste sentido, também foram consultadas a Constituição Federal (1988), a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares para a Educação
Infantil (1999; 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como último eixo, o
Folclore em uma articulação com a Educação Infantil, apresentou as possibilidades de
abordagem com as crianças no espaço escolar utilizando Garcia (2000), Saraiva et al. (2011) e
Wolffenbüttel (2019). Como produtos educacionais foi elaborado um e-book sobre folclore
para formação de professores na Educação Infantil. Outros dois produtos estão em fase de
finalização, se tratando de: um e-book de propostas e práticas com o Folclore na Educação
Infantil e um Almanaque do Folclore. Estes dois últimos materiais foram elaborados com a
parceria dos educadores da Escola participante da pesquisa e os membros dos Grupos de
Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (Grupem) e “Arte Criação e
Interdisciplinaridade” (ArtCIEd). Como principais resultados, este estudo constatou que as
concepções dos professores sobre folclore são variadas, mas distantes de relacioná-lo aos
aspectos da vida cotidiana. Os educadores costumaram trabalhar o folclore por meio de
festejos, datas comemorativas, literatura, brincadeiras, música e propostas sobre diversidade,
mas não o utilizaram em uma perspectiva investigativa com as crianças. A análise da relação
das concepções e das práticas docentes revelou que estas costumaram se basear nas
referências escolares de cada profissional, que na maior parte das vezes privilegiou a ideia de
folclore como lenda, sendo essa visão ainda muito presente hoje no meio escolar. A partir do
relato das professoras foi possível também verificar que poucas tiveram algum contato com a
temática do folclore em suas formações profissionais, sendo este um assunto secundário nos cursos de licenciatura. Diante dessas informações, compreende-se como necessário o acesso dos docentes aos estudos contemporâneos do folclore e um maior investimento em suas
formações para o embasamento de suas práticas. Assim, pretende-se que esta pesquisa
contribua com as propostas e práticas para a inserção do Folclore na Educação Infantil.