dc.contributor.advisor |
Santos, Fabrícia Damando |
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dc.contributor.author |
Lara, Gabriel Pegoraro de |
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dc.date.accessioned |
2024-02-21T12:14:10Z |
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dc.date.available |
2024-02-21T12:14:10Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.date.submitted |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3158 |
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dc.description.abstract |
Ao olhar para a sala de aula atual, não diferente de antigamente, é possível perceber que majoritariamente o modelo que se perpetua é o transmissionista. Este modelo se caracteriza pela transmissão de informação do professor para o aluno, onde os alunos recebem a informação, a memorizam e replicam em exercícios, provas e avaliações. O problema central desta forma de ensino é o fato dos alunos memorizarem os conteúdos para as avaliações e, após algum tempo, provavelmente esquecê-los. Isto ocorre pelo fato de o aluno não ter aprendido os objetos de conhecimento ali propostos, mas sim decorado para “passar” em uma avaliação. Nesta pesquisa foi proposto um caminho para professores inovarem suas práticas, levando o aluno a refletir sobre os conteúdos estudados, aplicando os conceitos em situações do cotidiano, através da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), desenvolvendo os pilares do Pensamento Computacional (PC) e o raciocínio lógico. Para elucidar e incentivar o uso da resolução de problemas e do Pensamento Computacional, em sala de aula, é proposto o Produto Educacional (PE), sendo um curso de formação para professores no formato Massive Open Online Course (MOOC), denominado “Metodologia na Prática: a ABP e o Pensamento Computacional” e um e-book com o material do curso, em formato de apostila. A pesquisa buscou investigar as contribuições que o curso MOOC traz para elucidar e incentivar a adoção do Pensamento Computacional e da resolução de problemas como prática de ensino, por parte dos professores, principalmente de matemática e física. A pesquisa é caracterizada como aplicada ao ensino com abordagem quali-quanti aplicada em um estudo de caso. A validação dos materiais elaborados ocorreu em dois momentos distintos, um on-line através da plataforma Moodle e outro presencial. Com um total de 19 participantes, os resultados sugerem que o curso foi eficaz em elucidar e incentivar os professores a adotar a resolução de problemas e os pilares do Pensamento Computacional como estratégia de ensino. |
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dc.language.iso |
240220s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Pensamento computacional |
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dc.subject |
Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Aprendizagem significativa |
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dc.title |
A resolução de problemas como instrumento para o desenvolvimento do pensamento computacional |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
D37.02 |
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dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Metodologia na prática: a ABP e o pensamento computacional: guia prático para a utilização da aprendizagem baseada em problemas aplicada em sala de aula" de autoria de Gabriel Pegoraro de Lara. |
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