REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Sistema apostilado na educação infantil: privatização e suas implicações para o cotidiano escolar

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dc.contributor.advisor Silva, Denise Madeira de Castro e
dc.contributor.author Lamperti, Joice
dc.date.accessioned 2024-02-28T15:36:44Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.isbn 9788560231560
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3168
dc.description.abstract Esta dissertação teve por objetivo geral compreender as motivações que levaram o município de São Francisco de Paula/RS a adotar o SAB da empresa Positivo e as repercussões pedagógicas da utilização de apostilas para a pré-escola na visão dos gestores municipais e professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e a metodologia empregada foram entrevistas com questões abertas realizadas com duas pessoas, representando a gestão municipal e cinco professores da rede. Também se realizou uma análise do conteúdo de um volume da apostila da criança, bem como também a apostila utilizada na hora-atividade. Pode-se constatar que, assim como apontado em estudos anteriores como Nascimento (2012), Adrião et al. (2009), as apostilas foram vistas e adquiridas como tábuas de salvação em um momento delicado da rede municipal de ensino, também sendo adquiridas na intenção de padronizar o mínimo a que as crianças atendidas tenham acesso. Com relação à visão dos professores que fazem o uso do sistema, há uma discrepância na maneira como as coordenações pedagógicas das duas escolas em que os professores entrevistados fazem parte atuam, onde uma emprega maior rigidez no uso e término do material; enquanto a outra oferece maior liberdade para os docentes planejarem. Conclui-se, a partir da análise empreendida, que o uso contínuo do material torna a rotina escolar maçante e dificulta o trabalho decente, assim como fere os eixos norteadores da educação infantil, interação e brincadeira.
dc.language.iso 240226s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Privatização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação infantil
dc.subject Sistema apostilado
dc.title Sistema apostilado na educação infantil: privatização e suas implicações para o cotidiano escolar
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D373.2
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sistema apostilado de ensino: implicações para o cotidiano da escola" de autoria de Joice Lamperti.


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