Esta dissertação teve por objetivo geral compreender as motivações que levaram o município de São Francisco de Paula/RS a adotar o SAB da empresa Positivo e as repercussões pedagógicas da utilização de apostilas para a pré-escola na visão dos gestores municipais e professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e a metodologia empregada foram entrevistas com questões abertas realizadas com duas pessoas, representando a gestão municipal e cinco professores da rede. Também se realizou uma análise do conteúdo de um volume da apostila da criança, bem como também a apostila utilizada na hora-atividade. Pode-se constatar que, assim como apontado em estudos anteriores como Nascimento (2012), Adrião et al. (2009), as apostilas foram vistas e adquiridas como tábuas de salvação em um momento delicado da rede municipal de ensino, também sendo adquiridas na intenção de padronizar o mínimo a que as crianças atendidas tenham acesso. Com relação à visão dos professores que fazem o uso do sistema, há uma discrepância na maneira como as coordenações pedagógicas das duas escolas em que os professores entrevistados fazem parte atuam, onde uma emprega maior rigidez no uso e término do material; enquanto a outra oferece maior liberdade para os docentes planejarem. Conclui-se, a partir da análise empreendida, que o uso contínuo do material torna a rotina escolar maçante e dificulta o trabalho decente, assim como fere os eixos norteadores da educação infantil, interação e brincadeira.