O presente estudo é o resultado de uma pesquisa exploratória que teve como finalidade procurar saber quais são os lugares no município de Osório/RS que os professores da rede municipal levam seus alunos para estudar. A partir deste estudo, confeccionei um produto final, o qual resultou em um site interativo que fosse disponibilizado aos alunos e professores ou a quem tivesse interesse. Essa pesquisa está fundamentada na perspectiva da experiência de John Dewey e no conceito de Lugar de Yi-Fu Tuan, compreendendo que tanto o sujeito como o espaço não estão desconectados em seus mais variados símbolos e formas. Nesse sentido, é possível entender que os lugares repercutem significados a partir de experiências que os sujeitos compartilham entre si. Na pesquisa, foi utilizada a cidade como o espaço de aprendizagem, e nesse caminho percorrido, como pano de fundo, foi usado à perspectiva de Cidade Educadora, esses referenciais suleadores formaram instrumentos que possibilitaram estabelecer diálogos entre as experiências docentes, os lugares e as diversas possibilidades de interações de vivências na cidade, observando assim os espaços e os respectivos lugares como possibilidade do processo de aprendizagens.