REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O uso da matemática financeira em uma visão freireana no ensino de função exponencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
dc.contributor.author Serpa, Marta Aparecida
dc.date.accessioned 2024-08-19T16:13:20Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3385
dc.description.abstract Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um material didático como produto educacional para o ensino da função exponencial no primeiro Ano do Ensino Médio, trabalhando a matemática financeira numa perspectiva freireana. Tem a intenção de trazer problemas reais para a sala de aula, proporcionando aos estudantes um ambiente verídico de aplicação do conhecimento, fazendo com que os mesmos compreendam e consigam aplicar nas situações cotidianas o que foi desenvolvido em aula. A proposta traz uma alternativa ao ensino tradicional desse conteúdo, visando um ambiente de aprendizagem que construa relações com o mundo onde estão inseridos esses alunos. Os materiais criados estarão disponíveis em um repositório institucional com licença Creative Commons, e serão avaliados a partir de questionários de caráter qualitativo e quantitativo, respondidos pelos participantes da pesquisa, assim como através da observação do pesquisador. A escolha de trabalhar com educação financeira, em situações que fazem parte do mundo desses alunos no ensino para este conteúdo específico, é no intuito de auxiliá-los a superar a dificuldade que os educandos demonstram em compreendê-lo através do método tradicional, trazendo alternativas para os professores no ensino do mesmo.
dc.language.iso 240816s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Matemática
dc.subject Construtivismo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática financeira
dc.subject Função exponencial
dc.subject Freire, Paulo
dc.title O uso da matemática financeira em uma visão freireana no ensino de função exponencial
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:51
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática: juros compostos e função exponencial de forma crítica e contextualizada" de autoria de Marta Aparecida Serpa.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples