| dc.contributor.advisor | Costa, Luciano Andreatta Carvalho da | |
| dc.contributor.author | Serpa, Marta Aparecida | |
| dc.date.accessioned | 2024-08-19T16:13:20Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3385 | |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um material didático como produto educacional para o ensino da função exponencial no primeiro Ano do Ensino Médio, trabalhando a matemática financeira numa perspectiva freireana. Tem a intenção de trazer problemas reais para a sala de aula, proporcionando aos estudantes um ambiente verídico de aplicação do conhecimento, fazendo com que os mesmos compreendam e consigam aplicar nas situações cotidianas o que foi desenvolvido em aula. A proposta traz uma alternativa ao ensino tradicional desse conteúdo, visando um ambiente de aprendizagem que construa relações com o mundo onde estão inseridos esses alunos. Os materiais criados estarão disponíveis em um repositório institucional com licença Creative Commons, e serão avaliados a partir de questionários de caráter qualitativo e quantitativo, respondidos pelos participantes da pesquisa, assim como através da observação do pesquisador. A escolha de trabalhar com educação financeira, em situações que fazem parte do mundo desses alunos no ensino para este conteúdo específico, é no intuito de auxiliá-los a superar a dificuldade que os educandos demonstram em compreendê-lo através do método tradicional, trazendo alternativas para os professores no ensino do mesmo. | |
| dc.language.iso | 240816s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Matemática | |
| dc.subject | Construtivismo | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Matemática financeira | |
| dc.subject | Função exponencial | |
| dc.subject | Freire, Paulo | |
| dc.title | O uso da matemática financeira em uma visão freireana no ensino de função exponencial | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | D37:51 | |
| dc.description.additionalinformation | O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Sequência didática: juros compostos e função exponencial de forma crítica e contextualizada" de autoria de Marta Aparecida Serpa. |