De forma geral os mercados e supermercados necessitam usar estratégias para “manter-se” no mercado, principalmente as pequenas e médias empresas que em geral concorrem com as outras redes de supermercados. Diante da competividade entre os mercados menores e supermercados surge a importância da realização do planejamento estratégico dentro da organização. Desta forma os objetivos do trabalho foram: buscar entender o planejamento estratégico de um supermercado, localizado em Água Santa. Analisar os valores, a visão e a missão do supermercado; elaborar a matriz SWOT, identificando as forças e fraquezas da organização; identificar as oportunidades e ameaças na empresa. A metodologia envolveu um estudo de caso, e foi realizada em um supermercado do município de Água Santa, RS. A pesquisa caracterizou-se pela realização da entrevista com o gerente e os colaboradores do estabelecimento comercial.A entrevista realizada com ao gerente do supermercado foi executada visando compreender a razão do negócio. Compreender a missão, a visão e os valores da organização. Posteriormente foi aplicado a matriz SWOT com a presença de todos os funcionários visando estabelecer os pontos fortes e fracos da organização e com isso estabelecer as oportunidades e ameaças. Os resultados mostraram fragilidades na missão, valores e visão da organização o que dificulta o planejamento estratégico. Com a análise SWOT foi possível identificar as forças e fraquezas da empresa bem como as oportunidade e ameaças.