Oferecer aos clientes um relacionamento de confiança é investir na conquista da lealdade desses clientes. O objetivo central do trabalho é identificar e descrever os métodos de fidelização de clientes nos ramos bancários, alimentício e de vestuário/ acessórios no município cidade de São João da Urtiga. Após o embasamento teórico foi aplicado um questionário para identificar as ações utilizados para fidelizar os clientes, este estudo tem o caráter teórico, utilizando-se de diversas abordagens de autores, para o desenvolvimento e compreensão de diversas questões pertinentes ao objetivo. Pode se observar que clientes estão cada vez mais exigentes com o uso da tecnologia e estão adotando os serviços on-line diariamente nas suas operações, pois são mais rápidos, acessíveis e possuem maior comodidade. E os gestores por sua vez possuem papel importante desde uma contratação de funcionário até a venda. A fidelização de um cliente em uma empresa passa por inúmeras instâncias, desde a entrada do cliente na empresa, o encontro do produto desejado, a negociação, a compra e também a satisfação de ter obtido o produto, pelo preço, e com um eficiente atendimento, pois este último é o principal motivo que leva o cliente a voltar a negociar nesta empresa, porque ser bem atendimento é um fator de importância para começar a conquistar o cliente. As conclusões após este estudo respondem, de modo satisfatório, aos objetivos do trabalho, pois foi possível conhecer as ferramentas utilizadas para fidelização dos clientes e no enfrento a pandemia do covid-19 que trouxe uma nova realidade para os comércios.