REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os letramentos acadêmicos em um curso técnico em panificação subsequente ao ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Vitorino, Milene Araújo
dc.date.accessioned 2024-09-12T16:09:44Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3432
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo principal analisar a constituição dos letramentos acadêmicos no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. Neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e sua consonância com a política institucional, bem como de que forma essa temática se alinha com a possibilidade de contribuir na formação humana integral dos estudantes. Os IFs desempenham um papel fundamental na oferta da educação básica, profissional e tecnológica e, desde a sua criação, têm promovido o acesso à educação de qualidade, garantindo uma formação ampla e multidisciplinar, que valoriza o conhecimento técnico e científico, bem como a formação cidadã. Nesse contexto, o desenvolvimento de letramentos acadêmicos ocupa uma posição significativa, visto que a leitura, a escrita, a interpretação de textos situada e contextualizada, apresentam-se como fundantes para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Dessa forma, salienta-se a relevância em se investigar de que maneira os letramentos acadêmicos são constituídos nas propostas pedagógicas dessa instituição, através da análise documental das ementas dos componentes curriculares do Projeto Pedagógico de Curso, assim como, em dimensões gerais, de seu conteúdo. Ao final deste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e como estes se aproximam da proposta institucional, podendo contribuir para uma educação mais inclusiva e significativa. Com o intuito de contribuir com o campo de pesquisa e, em especial, para a qualificação docente, propõe-se, como produto educacional, um curso em formato MOOC, com vistas a apresentar as considerações proporcionadas pela pesquisa e mobilizar reflexões que enfatizem as práticas de letramentos nos diferentes componentes curriculares voltados à formação profissional e tecnológica.
dc.language.iso 240910s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Letramento
dc.subject Panificadora
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino técnico
dc.subject Formação continuada
dc.subject Letramento acadêmico
dc.title Os letramentos acadêmicos em um curso técnico em panificação subsequente ao ensino médio
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D37:664.7
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Letramentos na educação profissional e tecnológica: um curso MOOC na área de letramentos" de autoria de Milene Araújo Vitorino.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples