Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal analisar a constituição dos letramentos acadêmicos no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. Neste trabalho, propõe-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e sua consonância com a política institucional, bem como de que forma essa temática se alinha com a possibilidade de contribuir na formação humana integral dos estudantes. Os IFs desempenham um papel fundamental na oferta da educação básica, profissional e tecnológica e, desde a sua criação, têm promovido o acesso à educação de qualidade, garantindo uma formação ampla e multidisciplinar, que valoriza o conhecimento técnico e científico, bem como a formação cidadã. Nesse contexto, o desenvolvimento de letramentos acadêmicos ocupa uma posição significativa, visto que a leitura, a escrita, a interpretação de textos situada e contextualizada, apresentam-se como fundantes para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Dessa forma, salienta-se a relevância em se investigar de que maneira os letramentos acadêmicos são constituídos nas propostas pedagógicas dessa instituição, através da análise documental das ementas dos componentes curriculares do Projeto Pedagógico de Curso, assim como, em dimensões gerais, de seu conteúdo. Ao final deste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e como estes se aproximam da proposta institucional, podendo contribuir para uma educação mais inclusiva e significativa. Com o intuito de contribuir com o campo de pesquisa e, em especial, para a qualificação docente, propõe-se, como produto educacional, um curso em formato MOOC, com vistas a apresentar as considerações proporcionadas pela pesquisa e mobilizar reflexões que enfatizem as práticas de letramentos nos diferentes componentes curriculares voltados à formação profissional e tecnológica.