dc.contributor.advisor |
Robaina, José Vicente Lima |
|
dc.contributor.author |
César, Felipe de Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-09T15:50:17Z |
|
dc.date.available |
2024-10-09T15:50:17Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.date.submitted |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3479 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho descrito nesta dissertação objetivou construir e compartilhar um produto educacional produzido à luz da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) de nível II, fazendo uso do movimento STEM para estimular a educação científica de docentes e estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Para a construção, utilização e partilha desse produto, identificamos os estilos de aprendizagem preferenciais dos estudantes participantes, seguido pela adaptação e utilização de uma sequência didática personalizada os perfis identificados, guiada pela taxonomia de Bloom revisada, como culminância, os resultados com estudantes e o produto desenvolvido foram partilhados com pares docentes, a fim de se realizar a avaliação do produto educacional desenvolvido. É uma pesquisa qualitativa e aplicada do tipo participante, avaliada através das inferências das imagens geradas a partir dos dados fechados e da análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Lawrence Bardin para os dados abertos. As atividades foram desenvolvidas e aplicadas em 2023, em uma escola pública municipal da cidade de Eldorado do Sul-RS, obtendo-se bons resultados iniciais e três medalhas de ouro para estudantes participantes da MobFog no ano de 2023. Sua aplicação prática tornou as aulas mais atrativas e com significado, trouxe a cultura do fazer científico e experimental ao cotidiano educacional, estimulou a participação da rede escolar nos lançamentos de foguetes da MobFog através da análise e da divulgação aos pares, oportunizando a educação científica e uma aprendizagem significativa, tanto aos docentes quanto aos estudantes. O produto educacional foi compartilhado na rede municipal e analisado por pares, todos docentes de turmas de 4º e 5º anos, evidenciando a necessidade de sua utilização para a prática proposta ao cotidiano escolar. O desenvolvimento desse produto educacional se deu junto ao Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Foi apresentado em eventos regionais e estaduais, como a Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais, evento Portas Abertas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e internacionalmente na conferência internacional de Pilsen, na República Tcheca, junto a Universidade da Boemia. O produto educacional em sua versão final busca apoiar a aplicação prática da MobFog no 4º e no 5º ano do ensino fundamental e o estímulo a realização de atividades experimentais com o uso do movimento STEM, procurando proporcionar o desenvolvimento da educação científica e da aprendizagem significativa. |
|
dc.language.iso |
241008s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação científica |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
|
dc.title |
Guia de montagem e lançamento de foguetes nível II da MobFog: uso do movimento STEM para estimular a Educação Científica através de uma Sequência Didática com uso da Taxonomia de Bloom Revisada |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
D372.31 |
|
dc.description.additionalinformation |
O Produto Educacional desta dissertação foi catalogado separadamente com o título "Guia de montagem: base e foguetes, nível II, MobFog" de autoria de Felipe de Carvalho César. |
|