Esta pesquisa trata das temáticas Educação Musical e Folclore. Sua origem tem como base o seguinte questionamento: Como a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nos Projetos Políticos Pedagógicos na Educação Infantil? Portanto, o objetivo foi investigar se a Educação Musical e o Folclore estão inseridos nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de Educação Infantil de Osório-RS e como estão inseridos. A metodologia desta investigação foi estruturada na abordagem qualitativa, na pesquisa documental como método e na coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Os documentos coletados foram os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de Educação Infantil de Osório-RS. Como resultados observou-se que tanto o Folclore quanto a Educação Musical são trazidos dentro dos Projetos Políticos Pedagógicos dentro do campo de abrangência de ambas as temáticas. Esta investigação originou a elaboração de alguns produtos. Um deles foi um E-book com diversas canções e brincadeiras. Ao final desta pesquisa, conclui-se que a Educação Musical e o Folclore são temáticas muito relevantes de serem trabalhadas na Educação, principalmente na Educação Infantil.