REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A inserção do folclore na escola: um estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental em Sapiranga/RS

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Zimermann, Isabel Cristina Reinhardt
dc.date.accessioned 2024-10-14T11:13:36Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3485
dc.description.abstract Esta dissertação investiga a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Sapiranga/RS. A pesquisa foi motivada por questionamentos sobre a percepção dos professores acerca do folclore na escola, sua formação específica sobre o tema, a frequência de atividades pedagógicas relacionadas e a atual percepção do folclore no ambiente escolar. O objetivo geral foi investigar e analisar como ocorre a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino Fundamental desta escola. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu: identificar o que pensam os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a inserção do folclore no currículo escolar; analisar como ocorre a inserção do folclore nas práticas pedagógicas da escola; verificar a formação dos professores da escola sobre folclore; coletar e analisar documentos norteadores do município e da escola e elaborar materiais pedagógicos com base nos estudos de folclore com vistas à formação de professores. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando o estudo de caso como método. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos professores e análise de documentos escolares, como planejamentos, projetos pedagógicos e registros de atividades. O referencial teórico abrangeu conceitos de educação, ensino escolar e folclore, fundamentando a análise dos dados e a elaboração dos produtos educacionais. Os resultados indicam que as concepções dos professores sobre o folclore são diversas, porém, frequentemente desconectadas da vida cotidiana. O folclore é abordado principalmente em celebrações, datas comemorativas, literatura, brincadeiras, música e lendas, raramente de forma investigativa com os alunos. Surpreendentemente, a maioria dos professores não teve contato significativo com o folclore durante sua formação profissional, evidenciando a necessidade de acesso aos estudos contemporâneos e investimento substancial em formação docente. Com base nos resultados, foram elaborados produtos educacionais, incluindo um E-book com documentos sobre a origem do folclore, uma formação para professores denominada "Ciranda de ideias" e um sarau com contos, lendas e elementos da literatura oral do folclore. Os produtos foram desenvolvidos em parceria com os Grupos de Pesquisa e Extensão da UERGS, revelando a importância do trabalho pedagógico com o folclore na escola e fornecendo subsídios para sua utilização. As considerações finais apontam para um espaço significativo de desenvolvimento e integração efetiva do folclore no ambiente escolar. Sugere-se a elaboração de programas de pesquisa e a inclusão do folclore nos currículos como formas de preservar e transmitir essa importante expressão cultural, enriquecendo a educação. Estudos futuros podem investigar a aplicação dos produtos educacionais desenvolvidos e seu impacto na aprendizagem e engajamento dos alunos com o folclore.
dc.language.iso 241008s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Folclore
dc.subject Formação de professores
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A inserção do folclore na escola: um estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental em Sapiranga/RS
dc.type Dissertações
local.description.areasdoconhecimento D398+37


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