Resumo:
Esta dissertação investiga a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino
Fundamental em uma escola pública de Sapiranga/RS. A pesquisa foi motivada por
questionamentos sobre a percepção dos professores acerca do folclore na escola,
sua formação específica sobre o tema, a frequência de atividades pedagógicas
relacionadas e a atual percepção do folclore no ambiente escolar. O objetivo geral foi
investigar e analisar como ocorre a inserção do folclore nos anos iniciais do Ensino
Fundamental desta escola. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu:
identificar o que pensam os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
sobre a inserção do folclore no currículo escolar; analisar como ocorre a inserção do
folclore nas práticas pedagógicas da escola; verificar a formação dos professores da
escola sobre folclore; coletar e analisar documentos norteadores do município e da
escola e elaborar materiais pedagógicos com base nos estudos de folclore com
vistas à formação de professores. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando o
estudo de caso como método. Os dados foram coletados por meio de questionários
aplicados aos professores e análise de documentos escolares, como planejamentos,
projetos pedagógicos e registros de atividades. O referencial teórico abrangeu
conceitos de educação, ensino escolar e folclore, fundamentando a análise dos
dados e a elaboração dos produtos educacionais. Os resultados indicam que as
concepções dos professores sobre o folclore são diversas, porém, frequentemente
desconectadas da vida cotidiana. O folclore é abordado principalmente em
celebrações, datas comemorativas, literatura, brincadeiras, música e lendas,
raramente de forma investigativa com os alunos. Surpreendentemente, a maioria
dos professores não teve contato significativo com o folclore durante sua formação
profissional, evidenciando a necessidade de acesso aos estudos contemporâneos e
investimento substancial em formação docente. Com base nos resultados, foram
elaborados produtos educacionais, incluindo um E-book com documentos sobre a
origem do folclore, uma formação para professores denominada "Ciranda de ideias"
e um sarau com contos, lendas e elementos da literatura oral do folclore. Os
produtos foram desenvolvidos em parceria com os Grupos de Pesquisa e Extensão
da UERGS, revelando a importância do trabalho pedagógico com o folclore na
escola e fornecendo subsídios para sua utilização. As considerações finais apontam
para um espaço significativo de desenvolvimento e integração efetiva do folclore no
ambiente escolar. Sugere-se a elaboração de programas de pesquisa e a inclusão
do folclore nos currículos como formas de preservar e transmitir essa importante
expressão cultural, enriquecendo a educação. Estudos futuros podem investigar a
aplicação dos produtos educacionais desenvolvidos e seu impacto na aprendizagem
e engajamento dos alunos com o folclore.