REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação musical nas escolas: uma investigação na rede pública municipal de ensino de Vigia de Nazaré-PA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Ataide, Cleyson Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-10-17T16:34:11Z
dc.date.available 2024-10-17T16:34:11Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3486
dc.description.abstract A pesquisa apresentada, integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande de Sul (PPGED-UERGS). Visando compreender como o ensino da música nas escolas está sendo realizado no município de Vigia de Nazaré, Estado do Pará, esta pesquisa investigou o ensino da música nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, sob a perspectiva da legislação musical brasileira e suas políticas públicas. Pretende apresentar um prognóstico da educação musical da rede de ensino investigada, verificando de que forma a legislação tem sido observada para uma efetiva implementação da música nas escolas de educação básica municipal, em diferentes tempos e espaços escolares. A metodologia utilizada inclui a abordagem qualitativa e a pesquisa documental como método, que averiguou, todos e quaisquer, documentos relacionados com a música e a educação musical escolar em uma perspectiva analítica documental. Dentre os documentos coletados encontram-se os relacionados à música e à educação musical escolar (Secretaria de Educação de Vigia de Nazaré), leis, diretrizes e normas exaradas em atendimento à necessária regulamentação local da obrigatoriedade do ensino de Música na Educação Básica (Conselho Municipal de Educação de Vigia de Nazaré). A análise dos dados tem como base a análise de conteúdo. O referencial teórico alicerça-se na legislação brasileira (Educação, Arte e Educação Musical), na música na escola e na Abordagem do Ciclo de Políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994). Como produto educacional, foi criado o site do Conselho Municipal de Educação de Vigia de Nazaré/PA, com o objetivo de compreender a relação com as políticas na área da educação musical, difundir as atividades do CME-Vigia de Nazaré e disponibilizar o acesso público para downloads dos documentos exarados pelo conselho. Dos resultados das análises dos dados dessa investigação, foi possível concluir que a presença da Música é constatada em diversas formas de abordagens e práticas, em diferentes tempos e espaços escolares dentro da Rede Pública de Ensino do município de Vigia de Nazaré/PA. Entende-se que esta pesquisa permitirá consubstanciar a inserção efetiva da música nas escolas da localidade e poderá oferecer uma contribuição significativa para diversos segmentos da área educacional, principalmente, musical.
dc.language.iso 241016s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Escola pública
dc.subject Música - Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Música na educação
dc.title Educação musical nas escolas: uma investigação na rede pública municipal de ensino de Vigia de Nazaré-PA
dc.type Dissertações
local.description.areasdoconhecimento D372.878


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples